Sindipetro-LP participa de ato em defesa das empresas públicas

Comitê em Defesa das Estatais

O Sindipetro Litoral Paulista participou, ontem (6/06), na Fundição Progresso, no centro do Rio de Janeiro, do ato do Comitê em Defesa das Estatais. Diretores e associados foram ao evento a convite do Sindicato dos Bancários de Santos, que é uma entidade parceira nas lutas da nossa categoria.

O ato reuniu intelectuais, sindicalistas, representantes de movimentos sociais, de partidos políticos e da sociedade civil. O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas também lançou a campanha Se é público é para todos. A intenção da campanha é integrar diversos setores e representantes de entidades de classe na manutenção das empresas públicas.

Na ocasião foram montadas duas mesas de debates sobre o tema, que tiveram a participação do ex-diretor da Petrobrás Guilherme Estrella, da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), da filósofa Márcia Tiburi, do professor de direito tributário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Ricardo Lodi e do cientista político Emir Sader.

Michel Temer já deixou claro que seu governo vai forçar a privatização das empresas públicas e tentar impedir a participação de trabalhadores em seus conselhos e fundos de pensão. Tais declarações devem ser o estopim para mobilizações contra o PL 4918/2016 e outros projetos que tramitam pelo Congresso Nacional. Entre esses projetos está o PLS 555  que tem como objetivo transformar estatais em sociedades anônimas e traria a proibição de que representantes sindicais e/ou políticos participassem de seus conselhos.

O atual momento não permite que a categoria petroleira e a sociedade em geral fiquem de fora de qualquer movimentação ou luta em relação à quebra de direitos trabalhistas. Fora isso, temos que lutar também contra a atual política de privatização desenfreada inclusive em relação à Petrobrás e a entrega do Pré- Sal praticada pelo atual governo provisório e ilegítimo.