Sindipetro-LP fornecerá transporte para ato do Comitê em Defesa das Estatais no Rio

Inscrições até quinta-feira (2)

O Sindipetro Litoral Paulista participa no próximo dia 6 de junho, no Rio de Janeiro, do ato do Comitê em Defesa das Estatais. Diante da importância do debate, e desta luta para barrar ataques ao patrimônio público, o Sindicato irá garantir transporte aos associados interessados em participar da iniciativa.

A saída será às 6 horas de segunda-feira na sede da entidade, que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 248, em Santos. O retorno será realizado ainda na segunda-feira (6), com previsão de chegada a Santos na terça-feira (7) de manhã. Para reservar vaga, basta se inscrever, por telefone no número (13) 3202 1102 ou pessoalmente, através da secretaria do sindicato até esta quinta-feira (26).

O pronunciamento do presidente ilegítimo Michel Temer, no dia 24 de maio, não deixa dúvidas acerca dos objetivos do governo PMDB/PSDB: vão tentar forçar a privatização de empresas públicas e restringir participação, direitos e prerrogativas dos trabalhadores nos Conselhos de Administração das estatais e nos fundos de pensão. Para barrar toda a série de ataques já anunciada, e que já se desenhava no governo Dilma, somente com muita mobilização e disposição para a luta.

O ato convocado para o dia 6 de junho, pelas entidades que integram o Comitê em Defesa das Estatais, deve ser bastante amplo e envolver todos os setores da sociedade, pois afinal o que é público é de todos. A sociedade precisa saber dos riscos da aprovação do PL 4918/2016, que é um caminho para a abertura de capital da Caixa Econômica Federal e outras estatais, e contra o PLP 268/2016, que acaba com a representação dos participantes e assistidos nos fundos.

“Não podemos aceitar que ocorra o que aconteceu com a Vale do Rio Doce, que foi vendida a preço de banana no governo FHC. E é por isso que a luta contra retrocessos e a retirada de direitos precisa ser intensificada imediatamente. A Caixa 100% pública é essencial para o desenvolvimento econômico e social do país, pois é parceira estratégica na execução de políticas públicas. Ela e outras empresas como a Petrobras, Correios, BNDES e Furnas, por exemplo, são patrimônios do povo brasileiro”, diz o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Fabiana Matheus, diretora de Administração e Finanças da Federação, observa que o PLP 268 só interessa à patrocinadora, que no caso da Funcef é a Caixa. “Esse projeto absurdo elimina a eleição de diretores e também reduz a um terço a nossa representação nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Se isso for aprovado pelo Congresso, participantes e assistidos perderão a capacidade de interferir na gestão de seus próprios recursos. Lutamos muito pela gestão paritária nos fundos de pensão, e lutaremos ainda mais para preservar essa conquista”, avisa.

Além da Fenae, marcarão presença entidades como a CUT, CTB, Intersindical, Nova Central, Contraf/CUT, FUP, CNTE, Apcef/RJ e sindicatos de bancários. O Sindipetro-LP estará com sua delegação, levando aos companheiros e companheiras o processo de desmonte em curso na Petrobrás.

“Temos que fazer do dia 6 uma data histórica contra esse desmonte proposto pelo governo golpista e ilegítimo”, destaca Maria Rita Serrano, coordenadora do Comitê em Defesa das Empresas Públicas. Ela confirma que há riscos de o PL 4918 (antigo PLS 555) retornar ao texto original. “Discutimos e recebemos apoio de integrantes do governo Dilma para mudar o texto. Agora, o governo não nos apoiará, e mesmo os avanços que obtivemos poderão ser derrubados”, frisa.

Com informações da Fenae