Sindipetro-LP recebe seminário sobre segurança e saúde do trabalhador

Abril verde

No próximo dia 28, a sede do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, em Santos, recebe o II Seminário Unificado sobre Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Baixada Santista. A atividade é parte do ‘Abril Verde’, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho através da Fundacentro, é organizada em memória às vítimas de acidentes de trabalho.

Com início às 8h30, a atividade seguirá até meio-dia com palestras sobre a necessidade de atuar na prevenção de acidentes e doenças do trabalho, ampliando o debate a respeito de suas causas e consequências. As inscrições são gratuitas, tendo como público-alvo os profissionais, estudantes, sindicatos e demais interessados na segurança e saúde do trabalhador.

O evento acontece na data que marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), o Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010. Em 2014 – último levantamento disponível –, foram 704,1 mil, sendo 2.783 mil óbitos e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias. Considerando-se o recorte regional, a maior incidência foi registrada na região Sudeste (379,4 mil), seguida pelo Sul (157,3 mil), Nordeste (85,7 mil), Centro-Oeste (50,3 mil) e Norte (31,2 mil).

Doenças ocupacionais
Os registros de acidentes de trabalho incluem doenças relacionadas a esse ambiente, ou seja, aquelas contraídas devido à exposição a fatores de risco, assim como aquelas desencadeadas ou agravadas pelas condições de trabalho. Dados divulgados no Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade do MTPS (2013) apontam que os transtornos mentais, doenças no sistema nervoso ou doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo são responsáveis pelo afastamento de 78% das mulheres que receberam o Auxílio-Doença Acidentário. Já 70% dos homens se afastam por causa de traumatismos.

A sede do Sindipetro-LP, que é um dos parceiros deste seminário, fica na Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, em Santos.

Credenciamento – 08:30 – 09:00

Mesa de abertura: 09:00 – 09:45
ERBS-Fundacentro
Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Previdência Social
Serviço de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador – SEVREST Santos
Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista
Conselho Sindical da Baixada Santista
Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST-Santos

09:45 – 10:00 - Cerimônia da Vela em memória aos que morreram pelo trabalho

10:00 – 12:00: Palestras
Coordenação: Juliana Andrade Oliveira – Tecnologista do ERBS-Fundacentro

10:00 – 10:20 O que fazer após sofrer um acidente de trabalho ou adoecer pelo trabalho?
Palestrantes: Maria Salete dos Santos - Assistente Social do Departamento de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos e Mauro Abraão Rozman - Médico do Departamento de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos.

10:20 – 10:40: Saúde do trabalhador no trabalho noturno
Palestrante: Fátima Queiroz – UNIFESP Baixada Santista

10:40 – 11:10 Debate com a plateia

11:10 – 11:30 Assédio moral e organização do trabalho.
Palestrante: Laura Camara Lima – UNIFESP Baixada Santista.

11:30 – 12:00 Debate geral com a plateia e encerramento.

Cartaz com a divulgação do Seminário