Candidatos à Cipa da UTGCA têm até o dia 25 de abril para se inscrever

Eleição da Cipa

Estão abertas as inscrições para composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da UTGCA, gestão 2016-2017. Os interessados em se candidatar a uma vaga têm até o dia 25 de abril para se inscrever. A comissão eleitoral da UTGCA é composta por quatro integrantes membros da atual gestão. Para se candidatar é fácil encontra-los na unidade. Os responsáveis pelo registro do candidato à Cipa são: Gustavo Henrique Silva Dias Siqueira (presidente da Cipa -  lotado no K-5), Ailton Laurentino (vice-presidente – operador de turno grupo 3), Valdemar Barbosa do Amaral (membro eleito - manutenção - K-10) e Anderson de Barros Ramos (membro indicado - Engenharia).

A votação será do dia 27 de abril a 13 de maio. O resultado da eleição será divulgado no dia 16 de maio.

Os novos cipeiros serão treinados  a partir do dia 17 até 24 de junho. Os novos cipeiros assumirão a comissão no dia 1° de julho.

O que é a CIPA
A Cipa é uma comissão que tem como objetivo evitar acidentes e garantir a saúde e a segurança do trabalhador no local de trabalho.

A comissão é um importante instrumento de luta e organização dos trabalhadores, que deve ser usado em todos os momentos.

Para que serve?
A CIPA tem como responsabilidade investigar, discutir e lutar contra as condições de trabalho inseguras, insalubres, perigosas e irregulares.

Os cipistas podem e devem organizar e encaminhar reivindicações e negociar melhorias no local de trabalho. A participação da CIPA nas campanhas salariais e de PLR, junto com o Sindicato, também é fundamental.

Isso porque a CIPA deve sempre defender os interesses dos trabalhadores e ser um elo entre os trabalhadores e o Sindicato.

Como funciona a CIPA?
A formação da CIPA é paritária, ou seja, metade de seus membros é indicada pela empresa e a outra metade é eleita pelos trabalhadores;

O mandato da CIPA tem duração de um ano, o que significa que as eleições devem ocorrer anualmente, em todas as empresas, obrigatoriamente;

O número de cipistas varia de uma unidade para outra. Na UTGCA, são quatro o número de membros titulares e três o número de membros suplentes eleitos.

As reuniões da CIPA devem, obrigatoriamente, ser realizadas mensalmente, para debater problemas de saúde e segurança dos trabalhadores;

Os cipistas devem convocar reuniões extraordinárias todas as vezes que houver necessidade, como no caso de acidentes;

Todo e qualquer trabalhador ou trabalhadora pode se candidatar a uma vaga na CIPA;

Como forma de barrar a repressão das empresas, a lei garante estabilidade de emprego aos cipistas eleitos por dois anos (durante o ano do mandato e no ano posterior, chamado de período de carência).

Por que eleger cipistas combativos?
Metade da CIPA é indicada pelos patrões e a outra metade eleita pelos trabalhadores. É claro que as empresas indicam aqueles em que ela confia para defender seus interesses. Além de seus indicados, os patrões também tentam influenciar os que são eleitos pelos funcionários. Afinal, se a empresa tiver a maioria absoluta na CIPA, terá total domínio sobre um instrumento que deveria ser a defesa dos trabalhadores.

Por isso, os trabalhadores precisam se conscientizar e mobilizar para eleger cipistas de luta, que não abaixem a cabeça para os patrões. Só assim teremos uma CIPA atuante e combativa.

Como o cipista deve agir?
Um cipistas combativo deve usar sua estabilidade para estar a serviço da classe trabalhadora. Deve estar sempre atento às irregularidades no ambiente de trabalho e nunca, jamais, fazer conchavo com o patrão.

Um cipista combativo vai fiscalizar a empresa e as condições de trabalho a que os trabalhadores são submetidos.

O cipista dos trabalhadores também deve assegurar que tudo o que for discutido nas reuniões da CIPA seja devidamente documentado em ata.

CIPA e Sindicato, união de forças que dá resultado
Uma das principais metas do Sindicato é construir CIPAs combativas no local de trabalho, com a criação de uma organização de base viva e atuante que, junto com o Sindicato, estará à frente das lutas em defesa dos trabalhadores.

Para isso, os cipistas são fundamentais. Afinal, os cipistas eleitos se tornam, automaticamente, membros do Conselho de Representantes do Sindicato, que é um dos principais órgãos mais importantes de deliberação da entidade, que está acima da própria diretoria.

Sozinho, o Sindicato possui uma grande limitação: não chega a todos na empresa. Uma diretoria com 40 dirigentes não tem como estar presente constantemente no dia a dia do trabalhador.

Cipistas e trabalhadores, juntos, é que podem garantir uma CIPA forte e organizada que, aí sim, junto com o Sindicato, estará à frente das lutas.

Só assim teremos uma organização de base e um Sindicato ainda mais forte para combater os ataques dos patrões e do governo.