Ronaldo Tedesco comenta o PIDV 2016 que pretende demitir 12 mil petroleiros

Entrevista ao Faixa Livre

Em entrevista ao programa Faixa Livre, Ronaldo Tedesco comentou o PIDV 2016 da Petrobrás. Abaixo, principais trechos da entrevista e no final da matéria áudio da entrevista realizada.

"Vamos entender que a Petrobrás já vem reduzindo a sua força de trabalho entre o pessoal dos terceirizados. Tem mais de 120 mil terceirizados que foram demitidos e os contratos encerrados, muitas vezes sem direito sequer aos seus direitos trabalhistas. E agora a diretoria da Petrobrás, pra ajustar a sua mão-de-obra contratada direta em relação ao plano de gestão, Plano de Negócios e Gestão da Petrobrás, ela tá fazendo esse PIDV. É um novo PIDV, o PIDV anterior era de 2014, atingia somente o pessoal que já tinha idade pra se desligar da companhia, saindo com a Petros inclusive, ou seja, maior de 55 anos. E agora, não, ele estende a todo o efetivo."

"Nós temos que apresentar uma proposta alternativa pra Petrobrás. É necessário que os trabalhadores apresentem, tentem consolidar entre nós uma proposta alternativa de controle da Petrobrás e de estratégia da Petrobrás. O que é que tá se falando muito: a Petrobrás está excessivamente alavancada, inclusive o motivo do plano de gestão ter feito toda essa mudança é pra tentar diminuir a alavancagem da empresa e gerar valor, quer dizer lucro, pros seus acionistas. Essa situação de alavancagem é real e tem que ser enfrentada. Como é que é a receita que eles estão utilizando pra enfrentar essa questão? Primeiro, essa baixa contábil no sentido de tentar, a partir disso, liquidar a preço de banana os ativos da Petrobrás, não tenha dúvida disso, esse é o objetivo, é o centro do processo. E com isso desmobilizando a força de trabalho também através desse PIDV, entendeu, e entregar junto da empresa. O que ela puder entregar a gestão atual tá fazendo todo esforço neste sentido."

"Por outro lado mantém uma política pra Petrobrás cada vez mais exportadora de petróleo e não de geração de valor interno através de um pacto industrial nacional que possa transformar o petróleo e agregar valor ao petróleo através dessa transformação em outros produtos de consumo, que possa vender e trabalhar isso não só no mercado nacional, como internacional."

"Não existe nada mais importante nesse País hoje do que salvar a Petrobrás dessa situação em que ela se encontra, entendeu? E o governo pode fazer isso, basta ele QUERER fazer."

"A Petrobrás é responsável por TODO o desenvolvimento desse País. De norte a sul do País você vê iniciativa da Petrobrás a nível nacional, a nível regional, a nível estadual, a nível dos municípios. Você chega numa cidade, essa cidade às vezes não tem nada, mas tem um cinema público na praça que é bancado pela Petrobrás."

"E nisso esse PIDV que tá sendo lançado pela Petrobrás, cujo regramento sai hoje inclusive, vai ser divulgado hoje, ainda não temos regramento, ele vai no sentido contrário. Quer dizer, ele tá reduzindo a mão-de-obra. Nós vamos perder quadros importantíssimos. Imagina, gente, esse pessoal que sabe encontrar petróleo lá embaixo d'água, lá em 7 mil, 10 de profundidade, 7 mil metros de profundidade, poços que encontraram depois da camada de sal. Esse pessoal das refinarias, dos terminais, das plataformas são pessoas altamente qualificadas pra fazer e nada têm a ver com essa questão da corrupção."

"Tão entregando, na verdade, as jóias da coroa. Esse é o projeto do Bendine, infelizmente, do Ivan Monteiro, que é o diretor financeiro da Petrobrás, e do governo Dilma. Tá entregando as jóias da coroa, a Petrobrás aos poucos tá sendo dilapidada com uma violência ainda maior que foi durante o governo Fernando Henrique."