Vídeo do Sindipetro-LP sobre pré-sal está na programação da TVT

Mais de 320 mil visualizações na internet

Na noite de 24 de fevereiro, dia em que o acordo selado entre José Serra (PSDB) e Dilma (PT) garantiu a aprovação no Senado do PLS 131, que aprofunda a entrega do pré-sal para as multinacionais, Fernando Siqueira estava no auditório do Sindipetro-LP para falar sobre a Petros e Petrobrás.

Aproveitamos a presença de Siqueira, que é vice-presidente da AEPET e conselheiro eleito da Petros, para fazer uma pequena entrevista sobre os ataques ao pré-sal. Pouco mais de seis minutos de bate-papo, suficientes para se espalhar nas redes sociais ao ser divulgado minutos depois da aprovação do projeto que tira da Petrobrás a exclusividade sobre a operação do pré-sal.

Quase 70 mil visualizações do vídeo no perfil do Sindicato, quase 250 mil visualizações até agora pelo perfil Verdade sem manipulação, mais de 5 mil visualizações pela página da FUP e outros sindicatos, mais de mil visualizações através de nossa conta no Youtube. No total, mais de 320 mil visualizações.

Uma rápida pesquisa na internet atesta ainda que diversas pessoas, preocupadas com o tema, espontaneamente baixaram o vídeo e compartilharam através de suas contas em sites como Facebook e Youtube. Ou seja, o número de pessoas que tiveram acesso à nossa mensagem deve ser ainda maior, embora não seja possível precisar os números.

Diante da repercussão do vídeo, o departamento de Imprensa da TVT entrou em contato com o Sindicato solicitando a divulgação da entrevista em sua grade de programação. Com isso, desde semana passada a entrevista com Siqueira está sendo veiculada nos intervalos da tevê, que se apresenta como "uma emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.”

A TVT é transmitida em São Paulo (Canal 8.1 TV Digital), ABC (Canal 8.1 TV Digital e Canal 12 da NET), Mogi das Cruzes (Canal 46 Uhf Analógico e Canal 13 da Net Digital) e Brasília (19 às 19:30, Rede Cidade Livre, Canal 10). É possível também assistir pela internet (tvt.org.br).

Um importante ponto de apoio
A luta contra a entrega do pré-sal, e também contra o desinvestimento, depende fundamentalmente da mobilização dos trabalhadores e de toda a sociedade. Neste sentido, compreendemos os limites de campanhas educativas ou de mídia. No entanto, sabemos que um importante ponto de apoio para essa luta é o combate à informação hegemônica da grande imprensa, é tentar furar o bloqueio que ela impõe aos movimentos sociais e aos sindicatos. Neste sentido, todo espaço que pudermos ocupar para levar nossa mensagem, para mostrar o outro lado, é fundamental. Por isso, recebemos com bastante alegria a boa repercussão deste vídeo e o próprio pedido da TVT para veiculação da entrevista em seu canal.

Abaixo, assista ao vídeo