SIndicatos da região saem às ruas com manifesto unificado contra retirada de direitos

Saída para a crise

Nesta segunda-feira (dia 28), os sindicatos da região vão iniciar uma ação conjunta para discutir com a população da Baixada Santista uma saída dos trabalhadores para a crise. A partir das 9 horas, na Praça Mauá, em Santos, iremos distribuir um manifesto elaborado conjuntamente pelas entidades com 10 propostas/exigências.

Há algumas semanas, nós do Sindipetro Litoral Paulista, passamos a receber em nossa sede as reuniões do Conselho Sindical Regional, que agrega diversos sindicatos da região. Num primeiro momento, muitos defenderam um dia de paralisação geral. Sabemos da necessidade de uma mobilização que envolva todos os trabalhadores, mas por essa mesma razão sabemos que isso não se faz da noite para o dia, sem o devido convencimento de todos.

Por isso, defendemos nas reuniões que os Sindicatos ultrapassem as fronteiras de suas categorias e ocupem as ruas para dialogar com a população. É isso o que faremos nesta segunda-feira. Os governos, o Congresso e o Senado (em conjunto com os grandes empresários) estão tentando a todo custo jogar a conta da crise em nossas costas. Terceirização, retirada de direitos, reforma da previdência, demissões, criminalização das lutas. Enfim, o ajuste fiscal é pesado e penaliza todos os trabalhadores.

Na região, com o drama da Usiminas e de várias terceirizadas da Petrobrás, não é diferente. Se o drama é coletivo, a resposta também deve ser.

Nós, do Sindipetro, estamos aproveitando esta articulação para pautar o tema da Petrobrás e do pré-sal no movimento sindical regional. Afinal, não se trata de uma causa apenas dos petroleiros, mas de todos os trabalhadores. Quem puder aparecer, ajudar a construir essa iniciativa, será muito importante.

Panfleto que será distribuído na segunda-feira, às 9h, na Praça Mauá.