Diante de balanço contestável, FNP avalia medidas para garantir PLR dos petroleiros

Prejuízo?

Petrobrás alega prejuízo e não atingimento de metas em 2015 para não pagar a PLR deste ano

Em comunicado direcionado à categoria nesta terça-feira (22/3), o RH da Petrobrás informou que não haverá pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano em função do prejuízo de R$ 34,8 bilhões em 2015 e pelo não atingimento de metas operacionais estabelecidas, conforme prevê o regramento da PLR.

A direção da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) está avaliando as medidas que serão tomadas para garantir o pagamento da PLR, uma vez que a categoria não pode ser prejudicada pelas decisões da diretoria da empresa.

Rebaixamento salarial
Há mais de 20 anos, a diretoria da Petrobrás vem rebaixando o salário base dos petroleiros e criando formas de remuneração variável, como a RMNR e a PLR, por exemplo. A FNP sempre defendeu a valorização do salário base da categoria e criticou a remuneração variável. Também fomos contra o regramento de PLR vigente desde 2014 por entender que a PLR deve ser máxima e igual para todos e que as metas devem ser definidas em conjunto com os trabalhadores. O regramento da PLR deixou nas mãos da diretoria e dos gerentes da empresa a definição das metas.

Por outro lado, é absolutamente claro para o povo brasileiro que, com a competência e a dedicação dos quase 80 mil empregados próprios e outros milhares de terceirizados, a Petrobrás tem cumprido sua função de abastecer o país. O prejuízo, se é que existe de fato, não pode de forma alguma recair sobre os trabalhadores.