Em cima da hora, Petrobrás cancela reunião com a FNP

Desrespeito

No início dessa semana, a direção da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) foi surpreendida pela convocação de uma reunião com o RH da Petrobrás sobre o efetivo da companhia para esta quarta-feira (9), uma vez que o combinado na última reunião, realizada no dia 26 de fevereiro, era que esta discussão ocorreria na segunda quinzena de março. Apesar do pouco tempo para providenciar a participação de seus dirigentes, que atuam em diversos estados do país, a direção da FNP atendeu ao chamado e se preparou para a referida reunião. O Sindipetro-LP esteve presente através dos diretores Fábio Farofa, Juvenal e o coordenador Adaedosn Costa. No entanto, poucas horas antes do horário marcado todos foram mais uma vez surpreendidos, dessa vez com o cancelamento da reunião.

De imediato, a direção da FNP, já reunida na sede do Sindipetro-RJ, respondeu ao ofício onde demonstrou sua insatisfação com o cancelamento arbitrário da reunião sobre o efetivo, insistiu para que a agenda fosse mantida, dada a importância e urgência do tema, e adiantou a solicitação de ressarcimento das despesas (transporte e hospedagem) para os dirigentes participarem da reunião, caso ela realmente fosse cancelada, o que acabou sendo confirmado em novo ofício. Mesmo assim, a direção da FNP fez questão de comparecer à Petrobrás no horário proposto anteriormente para reforçar o que já havia comunicado em ofício. De acordo com o gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais, Maurício Lopes, a diretoria executiva da Petrobrás, em reunião na terça-feira (8) não autorizou a realização da reunião sobre efetivo com as entidades sindicais e não há nenhuma previsão para que ela aconteça.

As próximas agendas confirmadas da FNP com a Petrobrás são o Fórum de Efetivo, no dia 6 de abril, e a segunda rodada de reuniões de acompanhamento do ACT, marcada para os dias 7 e 8 de abril.

Reunião com a FNP
Os dirigentes do Sindipetro-LP estiveram hoje (10/03) reunidos com os membros da diretoria executiva da FNP para discutir ações políticas que a Federação tem que enveredar sobre a privatização da Petrobrás. Além disso, ficou decidido que a FNP estará presente na próxima segunda-feira (14/03), na Assembleia Legislativa  da Bahia, em uma Audiência Pública, organizada pelo Sindipetro BA, junto aos senadores Lindberg Farias e  Roberto Requião, além da presença da FUP  para engrossar o coro em defesa dos campos terrestres, do Pré-sal e do Sistema Petrobrás.

Nós, do Sindipetro-LP e da FNP, somos totalmente contra essa privatização cada vez menos velada. Foi contra esta política, que incluiu em nossa campanha reivindicatória a tentativa de retirada de direitos, que fizemos uma greve histórica de 23 dias no ano passado.

Por isso, não pouparemos esforços para reverter esse quadro tenebroso.

Com informações da FNP