Litoral Paulista mantém greve e manda recado às bases em luta: tamô junto!

ACT

Em mais uma assembleia lotada, os petroleiros do Litoral Paulista seguiram o indicativo da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e aprovaram na noite desta quinta-feira (19) a continuidade da greve. No total, foram 339 votos a favor da greve, apenas 52 votos contra e nenhuma abstenção. A rejeição da proposta apresentada pela companhia foi rejeitada por ampla maioria, na sede (Santos) e sub-sede (São Sebastião).

Conforme orientado pela FNP, o Sindicato avaliará diariamente o cenário nacional de greve e diante de qualquer mudança significativa convocará imediatamente uma nova assembleia.

Atualmente, seguem em greve as cinco bases da FNP (Litoral Paulista, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Alagoas/Sergipe e PA/AM/MA/AP), além de duas bases da FUP: Espírito Santo e Norte Fluminense, regiões estratégicas por concentrarem o grosso da exploração de petróleo do país. Sozinha, a Bacia de Campos é responsável por mais de 60% do que se produz de petróleo pela Companhia.

Nas bases do Sindipetro AL/SE também foram realizadas assembleias após o indicativo da FNP desta quinta com resultado favorável à manutenção da greve. Carmópolis/Tecarmo decidiram seguir na greve com 52 votos a favor, 7 contra e 12 abstenções. Na Fafen, a greve aprovada com 55 votos a favor e apenas votos 4 contra.

No Norte Fluminense, as assembleias acontecem na manhã desta sexta-feira (20), em Campos e Macaé. No Espírito Santo, as assembleias já vêm sendo realizadas e terminam nesta sexta em Linhares. Por enquanto, o resultado é favorável à manutenção da greve, com 164 votos a favor e 120 contra. A expectativa é de que a última assembleia vote pela continuidade da luta. Confira abaixo o quadro nacional de greve desta quinta-feira.

Uma greve histórica que pode mais!
Segue muito forte o sentimento na categoria de que os petroleiros e petroleiras protagonizam uma greve histórica, responsável por obrigar a empresa a recuar em diversos ataques. Por isso, a categoria entende que na luta temos o potencial de arrancar mais conquistas, sobretudo o abono dos dias parados e a garantia de nenhuma punição.

Além disso, outro sentimento muito forte foi de união e solidariedade em relação às demais bases da FUP e, principalmente, do Espírito Santo e Norte Fluminense, uma vez que esses companheiros realizam uma linda e forte greve apesar de suas direções.

Nesses 22 dias de greve nas bases da FNP, a categoria petroleira tem demonstrado uma enorme força e determinação. Essa mobilização foi a responsável pelos avanços obtidos até aqui, como a retomada das negociações com todo o Sistema Petrobrás e a retirada de diversos ataques ao nosso ACT. Sabemos muito bem que essa tentativa de retirada de direitos faz parte do Plano de Negócios e Gestão da companhia. Afinal, torna-se atrativo para o mercado uma Companhia onde os empregados têm seus direitos rebaixados. Por isso, desde o início de nossa campanha afirmamos que as batalhas em defesa de nossos direitos e contra a venda de ativos eram, na verdade, uma luta só.

A luta continua e reafirmamos, na luta, nosso total apoio ao Norte Fluminense e Espírito Santo. Sigamos juntos pelo abono dos dias parados, por nenhuma punição e contra qualquer privatização!