No 22° dia de greve, seguindo indicativo da FNP, bases continuam mobilizadas

ACT

Nesta quinta-feira (19), as bases da Federação Nacional dos Petroleiros FNP) entraram no 22º dia de uma greve que se comprova cada vez mais histórica. Além dos petroleiros dos sindicatos que formam a FNP, seguem bravamente em greve os companheiros do Norte Fluminense e Espírito Santo. Os trabalhadores exigem que a Petrobrás retome as negociações, abone os dias parados, garanta nenhuma punição e avance nas reivindicações da categoria.

Ainda pela manhã, a direção da FNP decidiu em reunião no Rio de Janeiro indicar a manutenção da greve (veja aqui). Na noite ainda desta quinta-feira (19), o indicativo foi aprovado em assembleia no Litoral Paulista com 339 votos a favor e apenas 52 contra. Nas bases do Sindipetro AL/Se também foram realizadas assembleias com resultado favorável à manutenção da greve. Carmópolis/Tecarmo decidiram seguir na greve com 52 votos a favor, 7 contra e 12 abstenções. Na Fafen, greve aprovada com 55 votos a favor e apenas 4 contra.

No Norte Fluminense, as assembleias acontecem na manhã desta sexta-feira (20) em Campos e Macaé. No Espírito Santo, as assembleias já vêm sendo realizadas e terminam nesta sexta em Linhares. Por enquanto, o resultado é favorável à manutenção da greve, com 164 votos contra 120. A expectativa é de que a última assembleia vote pela continuidade da luta. Confira abaixo o quadro nacional de greve desta quinta-feira.

São José dos Campos
Os petroleiros em greve da Revap e da Transpetro de Taubaté realizaram reunião hoje (19), no Sindipetro/SJC. Os encontros são diários. Amanhã, haverá nova reunião, às 9h, já com a avaliação e posição da FNP sobre o movimento.

Rio de Janeiro
TABG e Cenpes continuam em paralisação e com equipes de contingência negociadas com o sindicato. No TEBIG, segue a greve com forte participação de todos os setores.
Na UTE- Barbosa Lima Sobrinho (BLS), seguindo aprovação da assembleia dos petroleiros, os trabalhadores permaneceram do lado de fora da empresa até às 9h. Em assembleia, decidiram continuar o movimento em uma paralisação de 24 horas.

Alagoas/Sergipe
Greve forte na FAFEN, Tecarmo, Carmópolis, Plataformas (pessoal embarcando sem emissão de PT), Alagoas – Pilar e Furado.

PA/AM/MA/AP
Greve segue forte na Transpetro Belém / Prédio Compartilhado, Porto Encontro das Águas (PEA), Petrobrás Regional Norte (UO-AM) e Transpetro São Luis (MA).

Bases da FUP
Justamente onde se concentra o grosso da exploração de petróleo da Petrobrás, a greve nas plataformas do Espírito Santo e Norte Fluminense também segue forte com a categoria participando efetivamente dos piquetes.

Litoral Paulista
Com adesão em média superior a 90% no ADM e 100% no turno, segue a greve na RPBC e UTE Euzébio Rocha, em Cubatão, plataformas de Merluza e Mexilhão, terminais Transpetro de Santos (Alemoa), Cubatão (Pilões) e São Sebastião (Tebar), além da UTGCA (Caraguatatuba).Nesta segunda-feira

Bases da FUP
Justamente onde se concentra o grosso da exploração de petróleo da Petrobrás, a greve nas plataformas do Espírito Santo e Norte Fluminense também segue forte com a categoria participando efetivamente dos piquetes e bloqueando o voo de fura-greves.