Nesta segunda (16), Sindipetro-LP realiza assembleia para avaliação da greve

ACT

Os petroleiros do Litoral Paulista continuam em greve. Nem mesmo o indicativo de aceitação da proposta da Petrobrás pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), decisão que gerou grande indignação na categoria, foi suficiente para diminuir a disposição de luta dos trabalhadores de nossa base.

Pelo contrário, o clima nesta sexta-feira (13) na Reunião Ampliada com a Base sobre a Greve (na sede e sub-sede) com a presença de quase 200 petroleiros era de que a continuidade da mobilização é a única saída para arrancar da empresa um acordo mais justo – sem o desconto dos dias parados e sem brechas para punições. Sentimento que apenas ganhou força com a notícia de que petroleiros de outros cantos do país, como Espírito Santo, Ceará e Terminal Barueri se colocaram contra o indicativo da FUP, votando pela manutenção da mobilização e rejeição da proposta. Além disso, mesmo bases como Rio Grande do Norte e Bahia, onde a proposta foi aprovada em votações apertadas, com convocações-relâmpago, demonstram que a categoria não está nem um pouco satisfeita com o indicativo do CD da FUP.

Após diversas intervenções, com o respaldo da discussão realizada nesta sexta na reunião com os petroleiros em greve, a diretoria colegiada do Sindipetro-LP decidiu realizar na próxima segunda-feira (16), com primeira chamada às 16h, e segunda chamada às 16h30, na sede e sub-sede do Sindicato, assembleia para avaliação da greve. Em nossa opinião, compartilhada pelos petroleiros presentes na reunião, uma assembleia deste caráter antes de segunda seria prematura diante do cenário nacional ainda indefinido.

Para nós, e consideramos que este é o sentimento de parte importante dos petroleiros do Litoral Paulista em greve, é possível sensibilizar a maior parte dos trabalhadores das bases da FUP de que o indicativo de aceitação desta federação é um grande erro. É inegável o enorme sentimento de repúdio dos trabalhadores diante desta postura dos dirigentes fupistas. Em nossa opinião, trata-se de um grande equívoco desmontar a greve, aceitando uma proposta que inclui desconto dos dias parados e brecha para punições, justamente no momento em que a mobilização forçou a empresa a recuar em uma série de ataques. A greve comprovou que podemos mais e que é possível avançar.

Neste sentido, além de reforçar os piquetes nas unidades de nossa base, chamamos a categoria do Litoral Paulista e demais bases da FNP a fazer uma ampla e sistemática campanha de sensibilização com os companheiros das bases da FUP. Façamos um apelo para que rejeitem o indicativo de aceitação, pois a luta travada até aqui tem demonstrado que é possível vencer.

Apreciação da proposta da empresa
Conforme indicado pela FNP, as assembleias nos seus sindicatos para avaliação da proposta da companhia acontecerão somente após a apreciação minuciosa da assessoria jurídica das entidades sobre o documento do ACT na íntegra. Esta avaliação já foi iniciada nesta sexta-feira (13), sendo concluída em breve. Em nossa base, inclusive para garantir a presença dos companheiros aposentados e pensionistas, uma condição estatutária de nossa entidade, a deliberação sobre a rejeição ou aprovação do que a empresa propõe para o ACT será realizada em assembleia na próxima quinta-feira (19), na sede e sub-sede do Sindicato, às 17h30 em primeira chamada e 18h em segunda chamada.

Companheiros, entramos numa fase decisiva da campanha. Para nós, esta greve que já se demonstra histórica e vitoriosa, pode muito mais. Juntos, somos mais fortes!