Diante de greve iminente, Petrobrás recua e agenda reunião com novo formato

Sem proposta digna, greve que está sendo aprovada pelas bases da FNP será mantida

A Petrobrás enviou ofício agendando para esta quarta-feira (28) reuniões com a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e Federação Única dos Petroleiros (FUP). Segundo a empresa, em comunicado enviado a todos os petroleiros pelo intranet, além da Petrobrás controladora, estarão presentes nas reuniões representantes do Sistema Petrobrás, atendendo o pedido de mesa única, reivindicado reiteradamente pelos sindicatos.
Este recuo da empresa é uma vitória importante da categoria, mas evidentemente insuficiente para o que almejamos. Neste sentido, a FNP mantém aos seus sindicatos o indicativo de início de greve a partir do dia 29. Aliás, indicativo que já foi aprovado no Litoral Paulista, em bases importantes do Sindipetro AL/SE como Carmópolis, Tecarmo e Atalaia e em unidades do Sindipetro-PA/AM/MA/AP como Urucu, nas unidades operacial e administrativa da Transpetro em Belém (PA), além da Sede Manaus (AM). Já o Sindipetro-SJC realiza assembleia hoje e amanhã para ratificar o indicativo de greve. Sindipetro-RJ já vem realizando setoriais em algumas bases, sobretudo as operacionais, onde a grande adesão da categoria.
Após mais de um mês de mobilizações e reiterados ofícios enviados pela FNP e pelo Sindipetro-LP, (ofícios) sendo o último protocolado na semana passada, requerendo reunião com a companhia e representantes das subsidiárias, a diretoria finalmente cedeu. Mas sem ilusões, apenas em virtude da crescente mobilização da categoria e da iminente deflagração de greve.
Como é de praxe, a companhia não deu maiores detalhes sobre o conteúdo da reunião. O que temos como certo é que a empresa escolhe a véspera da greve como data da reunião propositalmente: o objetivo, mais uma vez, é desmobilizar os trabalhadores.
A FNP comparecerá à reunião marcada, mas até que se tenha uma proposta que parta dos direitos atuais para os avanços que reivindicamos a greve do dia 29 está mantida. Nenhum direito a menos!
Porém, se a reunião for mais uma tentativa de enrolar a categoria apenas servirá de combustível para que a greve do dia 29 ganhe ainda mais força e adesão. Manteremos a  categoria informada. Vamos à luta, companheiros!

Após mais de um mês de mobilizações e reiterados ofícios enviados pela FNP e pelo Sindipetro-LP, sendo o último protocolado na semana passada, requerendo reunião com a companhia e representantes das subsidiárias, a diretoria finalmente cedeu. Mas sem ilusões, apenas em virtude da crescente mobilização da categoria e da iminente deflagração de greve.

Como é de praxe, o ofício não dispõe de maiores detalhes sobre o conteúdo da reunião. O que temos como certo é que a empresa escolhe a véspera da greve como data da reunião propositalmente: o objetivo, mais uma vez, é desmobilizar os trabalhadores.