Por que vamos à greve - algumas considerações

SOBRE A NEGOCIAÇÃO Em 20 de agosto os Sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) apresentaram a proposta de ACT para a Companhia. Sobre ela, a empresa não teceu nenhuma observação ou mesmo avaliação. A Companhia, nos dias 10 (cláusulas sociais) e 17 (clausulas econômicas) de setembro, apresentou uma proposta de ACT que foi rejeitada pela categoria. A Companhia foi devidamente comunicada. Também deixamos evidenciado que gostaríamos de discutir o formato das mesas de negociação. Em seguida, demos um prazo para que ela apresentasse uma nova proposta até dia 15 de outubro. Ela não apresentou e nem se justificou. Quem é intransigente? Abaixo, outros itens:

- A Companhia se fechou para as negociações e impôs um ultimato na categoria ao adotar a seguinte prática: ou as reuniões de negociação são deste meu novo jeito, ou não tem conversa. Negociação imposta, de maneira unilateral, não é negociação!

- A Companhia mente ao dizer que os Sindicatos não comparecem às reuniões. Esclarecemos que a FNP esteve na 1ª reunião, no início de setembro, e recebeu a proposta informando que sentaria para negociar assim que a empresa retomasse o antigo formato de negociação. Os Sindicatos da FNP convocaram assembleias, que rejeitaram a proposta e o formato de reunião imposto por ela. A empresa respondeu à decisão da categoria? Não!

- A Companhia também se recusa a discutir os seus rumos e o futuro dos empregados diante do Plano de Negócios e não aceita discutir o desinvestimento (privatização) e a reestruturação de gestão com os empregados.

SOBRE A PROPOSTA - Reajuste salarial muito abaixo da inflação (5,73%), diferente da Diretoria Executiva que recebeu a inflação do período cheia.

- Redução do valor das horas extras de 100% para 80% e redução de jornada com redução salarial.

- Não apresentou uma perspectiva de resolução do Benefício Farmácia. Só enrolação!

- Reajuste ZERO para os benefícios: auxílio alimentação; educacional; Jovem Universitário.

Se a empresa quer o diálogo e evitar a greve, é simples: apresente até o dia 29 nova proposta e retire os ataques em nosso ACT!