Bancários de bancos privados aprovam proposta da Fenaban

Depois de uma dura greve de 21 dias os bancários da Baixada Santista, em assembleia nesta segunda (26 de outubro), aprovaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos – Fenaban – de reajuste salarial de 10% e 14% nos vales alimentação e refeição.
Mesmo com a pressão exercida pelo governo e por bancos privados para redução de salário, na mesa de negociação, os bancários se mantiveram firmes no propósito de evoluir o índice negociado. A Fenaban iniciou com míseros 5,5%, quase metade da inflação do INPC de 9,88%. Os bancários rejeitaram de imediato e entraram em greve dia 6/10. Na terceira semana do movimento, que crescia dia a dia, em 20/10, a Fenaban veio com a oferta rebaixada de 7,5%, rejeitada de imediato na mesa.
Os banqueiros começaram a enrolar e o objetivo de não dar sequer a inflação levou a proposta de 8,75%, também rejeitada. O braço de ferro foi até sexta quando oferecem 10%, mas as outras cláusulas só terminaram de ser negociadas domingo.
BB e Caixa rejeitam propostas, mas voltam ao trabalho

BB e Caixa rejeitam propostas, mas voltam ao trabalho Os funcionários do Banco do Brasil e empregados da Caixa Econômica Federal rejeitaram as propostas específicas, porém, aprovaram a voltar ao trabalho nesta terça, 27/10. No caso da Caixa reprovaram a proposta, mas aprovaram a volta ao trabalho sem seguir a maioria. Os funcionários do BB rejeitaram a proposta, mas seguiram a maioria das aprovações pelo Brasil e voltaram a trabalhar também nesta terça-feira.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Santos e Região