Greve de bancários entra no 18º dia e força Febraban a propor reajuste de 10%

dsc_1963okA greve nacional dos bancários, em seu 18º dia, começou a surtir efeito. A Federação Nacional Dos Bancos (Fenaban) apresentou proposta acima da inflação, propondo reajuste de 10% para os salários, PLR, piso e 14% de aumento para os vales.
A greve nacional dos bancários, em seu 18º dia, começou a surtir efeito. A Federação Nacional Dos Bancos (Fenaban) apresentou proposta acima da inflação, propondo reajuste de 10% para os salários, PLR, piso e 14% de aumento para os vales. A proposta traz desconto dos dias parados ou compensação, à escolha do empregado, o que paralisou a negociação por enquanto. As rodadas de negociação específicas do Banco do Brasil e da Caixa Federal começam quando se encerrar a da Fenaban. A greve dos bancários foi aprovada depois de cinco rodadas de negociação com a Fenaban, que ofereceu 5,5% de reajuste sobre os salários, a PLR e demais verbas de caráter salarial, mais abono de R$ 2,5 mil. A proposta, quase metade do acumulado da inflação, que chegou a 9,88% neste mês, foi rejeitada na mesa de negociação pelo Comando Nacional dos Bancários. Segundo o Sindicato dos Bancários de Santos e Região, esta é a pior proposta desde 2004. Mesmo com o impasse do desconto ou compensação dos dias parados, a campanha dos bancários já se mostra vitoriosa e um exemplo de mobilização para a categoria petroleira. Os inúmeros assédios direcionados às bases da FNP tem causado grande descontentamento à categoria, que ao invés de se retrair com as atitudes antissindicais da Petrobrás, tem mostrado disposição para uma greve geral. Em assembleia realizada na quarta-feira (21), no Sindipetro-LP, os trabalhadores aprovaram proposta de que a Federação nNcional dos Petroleiros (FNP) inicie greve de 24 ou 48 horas em suas bases, antes do dia 29 de outubro, data em que a FUP e Petrobrás se reunião com o Ministério Público do Trabalho. Na opinião da direção do LP e da assessoria jurídica do Sindipetro-LP, assim como da categoria, esta reunião pode ter um desfecho negativo para a campanha. Desde já parabenizamos os trabalhadores bancários, que demonstram com união e coragem que a classe trabalhadora não vai se render ao autoritarismo da patronal e decide as próprias lutas.