Sindipetro-LP e FNP protocolam pedido de reunião para negociar forma de ACT

Em meio à campanha difamatória da Petrobrás, que tem anunciado em notas à imprensa e por meio de seus gerentes à força de trabalho que os Sindicatos dos Petroleiros estão faltando às reuniões de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), no edise, no Rio de Janeiro, o Sindipetro-LP e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) protocolaram nesta semana mais um ofício de reunião de negociação com a empresa. (Acesse o documento aqui).
A decisão de não participar das reuniões de negociação com o “novo modelo” imposto pela direção da Petrobrás, sem que houvesse diálogo com os sindicatos sobre mudanças do formato utilizado até então, foi aprovada nas assembleias da categoria, no LP e nas demais bases da FNP.
A categoria entendeu que diferente do que possa parecer, a comissão que assume as negociações terá menos autonomia e capacidade para decidir do que a gerência de RH. Além disso, a Petrobrás quer limitar a três o número de representantes das entidades sindicais em cada reunião e separar a negociação da holding e das demais empresas do Sistema Petrobrás, como a Transpetro e a BR.
Na assembleia realizada no Sindipetro-LP, nesta quarta-feira (21), mais uma vez a categoria votou pela negociação em mesa única, diretamente com o setor de RH e com a presença também dos representantes das subsidiárias.
A diretoria do Sindipetro-LP reafirma o compromisso com a categoria de transparência nas negociações com a Petrobrás, e mantém seu papel democrático, levando o debate do ACT aos trabalhadores, em assembleias previamente agendadas e amplamente divulgadas nas unidades, com panfletagem, boletins eletrônicos, trabalho de base e demais mídias de comunicação.

Em meio à campanha difamatória da Petrobrás, que tem anunciado em notas à imprensa e por meio de seus gerentes à força de trabalho que os representantes sindicais estão faltando às reuniões de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), no edise, no Rio de Janeiro, o Sindipetro-LP e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) protocolaram nesta semana mais um ofício solicitando reunião de negociação com a empresa. (Acesse o documento aqui).

A categoria entendeu que, diferente do que possa parecer, a comissão que assume as negociações terá menos autonomia e capacidade para decidir do que a gerência de RH. Além disso, a Petrobrás quer limitar a três o número de representantes das entidades sindicais em cada reunião e separar a negociação da holding e das demais empresas do Sistema Petrobrás, como a Transpetro e a BR.