Palestra na sede do Sindipetro aborda venda de ativos e desenvestimento

Nazareno Godeiro, coordenador do Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese), palestrou na última terça-feira (20) no auditório do Sindipetro-LP, sobre a intenção do Governo, mercado e cúpula da Petrobrás, de desmantelar a empresa, vendendo ativos e reduzindo seu investimento em 37%.
A palestra foi promovida pelo Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP), para conscientizar sobre a importância da defesa da Petrobrás, intensificada no Litoral Paulista desde o dia 24 de setembro, com atrasos, corte de rendição e de emissão de Permissão de Trabalho (PT).
Antes da palestra, o advogado do Sindicato falou das ações de níveis, que graças a ação conjunta do Sindipetro-LP, poderá reverter ao petroleiros do Litoral Paulista que não entraram com processo na Justiça, a possibilidade de receberem valores retroativos a 2009 e não 2013, como propôs a Petros.
Também foram exibidos vídeos com imagens da prisão e depoimentos dos diretores do Sindicato, Fábio Farofa e Fábio Mello, presos arbitrariamente pela Polícia Militar, durante movimento de atraso no Edisa Valongo.
Para Nazareno, que se solidarizou com Farofa, a ação da polícia indica o quanto a Petrobrás endurecerá na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, que já é considerado o mais difícil dos últimos 20 anos.
O pesquisador também elogiou a mobilização da categoria do LP, que está motivando outras bases, além da FNP a cobrarem de seus dirigentes um confrontamento efetivo com a Petrobrás.
A participação dos aposentados e pensionistas é fundamental para fortalecer o movimento petroleiro. Guerreiros de lutas do passado, os homens e mulheres presentes na palestra já demonstraram força e união, nas greves de 1991 e 1995 e mais recentemente ao ocuparem o edifício sede, no Rio de Janeiro, em cobrança ao pagamento de níveis dos anos 2004, 2005 e 2006.

A participação dos aposentados e pensionistas é fundamental para fortalecer o movimento petroleiro. Guerreiros de lutas do passado, os homens e mulheres presentes na palestra já demonstraram força e união, nas greves de 1991 e 1995 e mais recentemente ao ocuparem o edifício sede, no Rio de Janeiro, em cobrança ao pagamento de níveis dos anos 2004, 2005 e 2006.[gallery link="file" order="DESC" orderby="ID"]