Contra o benzeno e o retrocesso no ACT, 5 de outubro é “Dia de Vestir Preto”

A categoria tem um compromisso no dia 5 de outubro, próxima segunda-feira: ir para o trabalho vestindo preto.

Essa foi uma das decisões tomadas pela categoria na assembleia de terça-feira (29/09). A manifestação tem dois objetivos: primeiro, uma referência ao Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, celebrado todo 5 de outubro; segundo, para mostrar à direção da companhia a indignação com a venda de ativos e o retrocesso que a empresa tenta impor em nosso ACT.

Por isso, nesta segunda-feira (5), convocamos todos e todas a comparecerem em suas unidades vestindo camisa preta e que registrem este protesto enviando fotos da mobilização para o e-mail imprensa@sindipetrosantos.com.br. Vamos demonstrar que a categoria está unida e motivada para melhorar as condições de trabalho e exigir da empresa a valorização que nós, trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás merecemos.

Krappa, presente! Para nós, do Litoral Paulista, esta data tem um significado ainda maior. Aqui, o 5 de outubro é particularmente marcante porque é uma homenagem ao companheiro Roberto Krappa, operador da RPBC, que morreu vítima de leucemia mieloide aguda, em decorrência da alta exposição à substância benzeno. Lá se vão 11 anos da morte de Krappa, e até hoje, mesmo com laudos técnicos e reconhecimento pelo INSS do motivo da morte do petroleiro, a Petrobrás nega que a doença tenha sido causada por exposição na RPBC, só tendo reconhecido por meio de ação judicial.

Desde então, nossa base tem sido referência na luta contra o benzeno. Lá atrás, com a formação do Grupo dos 13 e da da luta jurídica e política para que a empresa pague pelo crime cometido contra a vida dos trabalhadores. Todas as conquistas, como o Termo de Compromisso que a refinaria foi obrigada a assinar depois do caso Krappa, foram arrancadas com muita luta e até hoje seguem ameaçadas pelas inúmeras manobras dos gerentes da empresa.

Para se ter uma ideia, a RPBC vem descumprindo o Acordo Nacional do Benzeno e o próprio Termo de Compromisso citado acima, demonstrando que o discurso do atual GG de que se preocupa com a saúde não passa disso... discurso. A verdade é que os gestores da companhia estão a serviço do capital, que mutila e mata trabalhadores todos os dias na indústria.

Hoje, uma das principais batalhas é na Comissão Nacional Permanente do Benzeno, onde realizamos um esforço enorme para impedir que ela seja esvaziada pela empresa. Foi esse esforço, por exemplo, que garantiu nossas visitas técnicas a unidades como UTGCA e Mexilhão.

A cada reunião da CNPBz, cada encontro, um novo obstáculo é criado pela bancada patronal para impedir que os trabalhadores se organizem para defender suas próprias vidas. Nesta luta, junta-se o Grupo de Trabalho do Benzeno (GTB), formado por petroleiros, cipistas, representantes sindicais e trabalhadores de outros setores da indústria, que colaboram debatendo o assunto em suas unidades e setores, conscientizando a categoria, literalmente exposta ao problema.

Por isso, cabe a nós, demonstrarmos nossa indignação com a proposta do ACT e com o não reconhecimento da empresa ao risco evidente que acomete quem convive no setor industrial.

Dia 5 de outubro, companheiros, todos juntos no “Dia de Vestir Preto”! Clique aqui e leia o boletim da Bancada dos Trabalhadores na CNPBz