Confira as principais resoluções da Plenária de petroleiros realizada no RJ

Orientações da Plenária Nacional dos Petroleiros em Luta para as assembleias de todas as bases. Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2015.
- Dia de Protesto na Transpetro - 14/set
(Data anunciada pela Transpetro para entrega da pauta em separado)
- Dia Nacional de Luta - 17/set
(Data anunciada pela Petrobrás para entrega do restante da pauta em separado)
- Assembleias na base da FNP até dia 23 - indicativo:
- Ratificar a posição de não negociação sob o novo modelo
-  Greve iniciando dia 24, com avaliação diária
3. Retomada das obras e não fechamento de postos de trabalho;
5. 18% de aumento real no salário base;
6. Incorporação da RMNR;
7. Primeirização do Benefício Farmácia;
8. AMS 100% custeada pela Petrobrás;
9. Reposição dos níveis sonegados aos aposentados;
10. Reintegração plena dos Anistiados;
11. Recomposição do efetivo e primeirização;
12. Abono acompanhamento dependente doente;
Além disso, a plenária também votou outras importantes iniciativas:
- Participação da Caminhada em Defesa da Petrob?as, dia 13, em Santos.
- Carta solicitando audiência com a Presidente Dilma
- Promover passeatas nos diversos Estados em defesa da Petrobrás;
- Coletiva de Imprensa – Situação da Petrobrás e GREVE;
- Greve com controle de produção;
- Fim das gratificações gerenciais;
- Proteção e preservação de postos de trabalho e readmissão dos demitidos.

- Não iniciar negociações do ACT em mesas separadas para as subsidiárias nem com restrições à representação dos trabalhadores; - Dia de Protesto na Transpetro - 14/set (Data anunciada pela Transpetro para entrega da pauta em separado) - Dia Nacional de Luta - 17/set  (Data anunciada pela Petrobrás para entrega do restante da pauta em separado) - Carta Aberta à direção da FUP e aos trabalhadores de suas bases a ser apresentada em suas assembleias, reafirmando a necessidade de construir um Calendário Unificado e Comando de Greve em comum acordo com todos os sindicatos e apresentando a data do dia 24. - Assembleias na base da FNP até dia 23 - indicativo: - Ratificar a posição de não negociação sob o novo modelo -  Greve iniciando dia 24, com avaliação diária

24 de setembro - vamos à Greve Nacional Unificada no Sistema Petrobrás - pela pauta reivindicatória e contra a privatização! - Reafirmar a Pauta Histórica Atualizada e as 15 Bandeiras Centrais de nossa campanha combinada: 1. Suspensão do Plano de Desinvestimento – venda de ativos, abertura de capital, desmembramentos; 2. Empenho político para a continuidade da Petrobrás como operadora única do pré-sal; 3. Retomada das obras e não fechamento de postos de trabalho; 4. Acordo Único para toda o Sistema, sendo as negociações conduzidas conjuntamente; 5. 18% de aumento real no salário base; 6. Incorporação da RMNR; 7. Primeirização do Benefício Farmácia; 8. AMS 100% custeada pela Petrobrás; 9. Reposição dos níveis sonegados aos aposentados; 10. Reintegração plena dos Anistiados; 11. Recomposição do efetivo e primeirização; 12. Abono acompanhamento dependente doente; 13. Garantia, nos contratos, de licença maternidade de 6 meses e auxílio creche para os terceirizados; 14. Redução da carga horária para pais e mães com crianças com necessidades especiais;} 15. Auxílio Alimentação para a área operacional (50% do valor do auxílio almoço).

Além disso, a plenária também votou outras importantes iniciativas:

- Participação da Caminhada em Defesa da Petrob?as, dia 13, em Santos. - Expandir o movimento SOS Emprego (iniciado pelos operários do Comperj, dos Estaleiros e Terceirizados de várias unidades da Petrobrás demitidos recentemente) - participação do ato nacional dia 06/10 em Niterói. - Combinar, também, no dia 06/10, o Dia Nacional de Doação de Sangue (proposto inicialmente para dia 3, aniversário da Petrobrás) e o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição de Benzeno (tradicionalmente dia 4), já que caem num final de semana. - Divulgar, ponto a ponto, os direitos que a Petrobrás quer retirar com a proposta que apresentou à Categoria e que versava somente quanto às “Cláusulas Sociais". - Repúdio à cláusula 186 da 1ª proposta que a Petrobrás apresentou à categoria – É irrisório o conteúdo da cláusula 186 da proposta da Petrobrás frente aos pleitos que a FNP apresentou como pauta de reivindicações sobre o tema, bem como frente às necessidades dos trabalhadores no que tange à promoção da diversidade e ampliação de direitos e benefícios aos setores oprimidos da Classe, sobretudo mulheres negras, as LGBTs, pessoas com deficiência ou doenças crônicas e idosos e idosas. - Produzir material sobre o Direito de Greve com Orientações práticas, informações sobre ataques típicos e remédios jurídicos, práticas ilegais dos patrões, práticas legais dos trabalhadores, cautelas que os trabalhadores devem observar para se defender coletivamente e individualmente etc; - Registrado o convite à participação com uma coluna de petroleiros na manifestação que se dará no próximo dia 18, a partir das 17 horas, na Avenida Paulista - Marcha dos Trabalhadores/Trabalhadoras, contra Dilma PT, Cunha e Temer PMDB, Aécio PSDB. E contra o Arrocho Fiscal! Construir um terceiro campo! Um campo dos trabalhadores! - Incorporar e fazer o chamado à construção de uma Greve Geral contra o Ajuste Fiscal e a Agenda Brasil; - Campanha Fora Bendine! E por eleições diretas, pelos trabalhadores, da Diretoria da Petrobrás e todos os demais cargos gerenciais; - Carta solicitando audiência com a Presidente Dilma - Nas plenárias regionais, integrar à campanha reivindicatória o enfrentamento dos ataques e problemas locais; - Divulgar Pauta de Reivindicações e Bandeiras Centrais – Ex. Isonomia e Pagamento dos Níveis aqueles que foram obrigados a tentar se defender com ação na justiça, mas tiveram seu direito negado; - Convocar todos os Sindicatos do Sistema Petrobrás por ofício (Incorporar todas as Subsidiárias (ex. BR Distribuidora e TRANSPETRO) e fazer convites às demais categorias em luta (Professores, Correios, Bancários, Eletricitários etc) e impactadas pelas perdas da Petrobrás (Construção e Montagem, Estaleiros); - Promover passeatas nos diversos Estados em defesa da Petrobrás; - Coletiva de Imprensa – Situação da Petrobrás e GREVE; - Campanhas nas mídias, empresariais/comunitárias/alternativas, com base nos conteúdos das Cartilhas da FNP e da Campanha o Petróleo tem que ser nosso; - Canais de comunicação para contribuições dos trabalhadores (formas de luta, estratégias etc); - Palestras e Cursos (formação política, movimento operário, luta de classes, reprodução do Capital, concentração de Renda, formas de mobilização, direito de greve, OLTs, Dívida Pública/Auditoria); - Greve com controle de produção; - Moção de repúdio à contrarreforma política que retira o direito de pequenos e novos partidos de se apresentarem na TV (PSTU, PCB, PPL, PCO), impõe restrição à participação nos debates nas TVs em período eleitoral; - Defender que a Transpetro também opere embarcações de apoio offshore (fretes mais atrativos); - Fim das gratificações gerenciais; - Proteção e preservação de postos de trabalho e readmissão dos demitidos.

Fonte: FNP