Petrobrás vai rever plano de negócios; cenário deve adiar venda de ativos, diz fonte

size_810_16_9_logo-petrobrasPor Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras vai rever seu plano de negócios para os próximos anos devido a uma piora no cenário econômico e de mercado, com possibilidade de cortes nos investimentos após 2015 e redução do ritmo das vendas de ativos, afirmou nesta segunda-feira uma alta fonte da estatal.
"Com esse ambiente, com certeza aquele plano de negócios (2015-2019) não está mais de pé... Temos recursos e caixa para esse ano. Não temos problemas com 2015 e nosso cenário é para 2016", disse a fonte da estatal, falando sob condição de anonimato.
Segundo a fonte, não há problemas quanto aos investimentos deste ano, uma vez que a estatal sabia "que a situação ruim poderia se aprofundar" e antecipou captações, mas deve haver mudanças no cenário para os próximos anos. Uma revisão do plano deverá ser feita no último trimestre de 2015, com vistas a 2016.
No caso das vendas de ativos, deve ser adotada uma posição de mais cautela, ante o plano inicial de desinvestimentos de 15,1 bilhões de dólares entre 2015 e 2016.
O petróleo no mercado internacional é negociado atualmente abaixo de 47 dólares por barril, menos da metade do valor de um ano atrás, em meio a uma grande oferta global, o que reduz a atratividade de ativos no setor.
Além disso, agência de classificação de risco Standard & Poor's retirou, na semana passada, o selo de boa pagadora da Petrobras, como parte de uma série de ações sobre ratings de empresas brasileiras após ter tirado o grau de investimento do Brasil.
"Nesse cenário, só vamos vender se houver algum ativo que não foi afetado por essa conjuntura e por essa volatilidade. A maioria dos ativos está nessa condição de volatilidade, por isso a ideia é retroceder, dar uma segurada para um melhor momento", disse a fonte.

Por Rodrigo Viga Gaier

Fonte: Reuters