Neste domingo! Caminhada em Santos contra a venda de ativos e do pré-sal

Desde o dia 2 de setembro, os dirigentes do Sindipetro-LP estão girando todos os esforços para divulgar a caminhada em defesa da Petrobrás, conscientizando petroleiros terceirizados e diretos a participarem desta iniciativa. Mais ainda, pedindo a todos que compareçam e também levem seus amigos e familiares.

Faltam poucos dias. Agora é a reta final e todos devem multiplicar o chamado a este grande ato em defesa da Petrobrás, em defesa do país. Mais do que entregar os materiais, estamos nos esforçando em conversar com cada trabalhador, cada trabalhadora, sobre a necessidade de lutar contra a venda de ativos e a entrega do pré-sal.

Sabemos que a caminhada de domingo não irá, sozinha, mudar os rumos dos ataques desferidos contra a empresa. Mas, por outro lado, sabemos que pode exercer um importante papel: de um lado, mostrar à sociedade o enorme crime que está sendo cometido contra um patrimônio do país; e, de outro lado, apresentar à população uma alternativa alinhada aos interesses do povo brasileiro para a crise da Petrobrás.

Nós, petroleiros e petroleiras, somos aqueles que sabem muito bem que desinvestimento, venda de ativos, desalavancagem, não passam de nomes (propositalmente) complicados para esconder da população o que de fato está em curso: a privatização, aos pedaços, de uma empresa forjada na luta, forjada naquele que foi o maior movimento popular que o país já viu.

Os brasileiros que na década de 1950 estamparam faixas com a bandeira “O Petróleo É Nosso!” têm muito a nos ensinar. Sobretudo, um ensinamento que experimentamos em nossa pele sempre que somos obrigados a nos enfrentar com os desmandos dos patrões e dos governos: que só com lutas há conquistas, que nada cai do céu.

Temos uma grande responsabilidade nas mãos. Sozinhos, não teremos condições de reverter todas as medidas que conspiram contra o caráter público da companhia, que conspiram contra o papel de grande propulsora do desenvolvimento do país. Precisamos da população ao nosso lado, nas ruas, exigindo uma Petrobrás 100% Estatal, com o resgate do monopólio do petróleo.

Os governos, o presidente da Petrobrás, a grande imprensa, todos estão contra nós. Ao nosso lado, temos a população. Mais de 60%, em pesquisa recente do Instituto Datafolha, afirmou ser contra a privatização da companhia. Precisamos nos colocar nas ruas, nos mobilizar.

A caminhada organizada pelo Sindipetro-LP para este domingo cumpre esse papel: levar para além dos muros da Petrobrás, para além do universo da categoria, uma luta que é de todo o povo brasileiro. É o futuro do país que está em jogo. Compareça, traga sua família e convença mais dois amigos a também marcar presença.

É dia 13, domingo, com concentração na sede do Sindicato, em Santos, às 9 horas. Todos estão convidados. Juntos, somos mais fortes!

Confira a programação:

9 às 10h | Concentração em frente à sede do Sindipetro-LP, com lanche, distribuição de camisetas, bottons e agitação da banda do Instituto Arte no Dique

10h | Início da caminhada, prevista para durar uma hora. O percurso será por toda a Avenida Conselheiro Nébias com fechamento na orla da praia, próximo às barracas do Sindicato e Clube CEPE 2004.

11h | Ato político na orla da praia, com intervenções em defesa da Petrobrás e panfletagem de cartilha e folder à população.

11h30 | Fechamento da caminhada com apresentação musical perto das barracas de praia do Sindicato e CEPE.