Dia 13 de setembro: caminhada em Santos contra a venda do pré-sal e da Petrobrás

#JUNTOSpelaPETROBRÁS

É com este chamado que o Sindipetro-LP convoca todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás, próprios e terceirizados, familiares, amigos, companheiros de lutas sindicais e toda população da Baixada Santista para que no domingo, dia 13 de setembro, participem da Caminhada Contra a venda do pré-sal e da Petrobrás.

A concentração será ás 9h, na sede do Sindicato, na Avenida Conselheiro Nébias, 248.

A entrega do nosso petróleo anda lado a lado com a privatização da Petrobrás. Por isso, defender o pré-sal e suas riquezas é defender também a Petrobrás 100% estatal. Devemos fazer uma forte campanha contra o desinvestimento da Petrobrás, que é uma privatização disfarçada. Até 2019, o governo quer vender em ativos US$ 57 bilhões. Em reais, são R$ 174 bilhões! É como se a empresa estivesse vendendo 170 estádios iguais ao Itaquerão, que custou quase R$ 1 bilhão. Só a mobilização popular, com o povo nas ruas, pode barrar este ataque a um dos maiores patrimônios do país.

Corre no Senado um projeto de lei, do senador José Serra, que quer tirar da Petrobrás o papel de operadora única do pré-sal. Se aprovado, aumentará ainda mais lucro das multinacionais, deixando uma avenida aberta para que nossas riquezas continuem sendo vendidas a preço de banana.

O petróleo pode ser um passaporte para o futuro do país, garantindo educação, saúde, transporte e moradia de qualidade. É uma riqueza enorme. Mas precisa ficar com o país, sob o controle da Petrobrás, a responsável única por descobrir esse tesouro. Você sabia que só o Campo de Libra, que fica no pré-sal, vale R$ 3 trilhões? E foi vendido em 2013 por R$ 15 bilhões! E novos leilões de áreas valiosas, que são uma faceta da privatização, estão agendados. Precisamos barrar!

A validade da luta por uma Petrobrás 100% Estatal pode ser atestada no exemplo da Noruega. Era o 2° país mais pobre da Europa, mas após descobrir petróleo no Mar do Norte, na década de 1970, administrou bem a riqueza e se tornou o país mais desenvolvido do mundo, com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano nos últimos 5 anos.Já os países que entregaram o petróleo para multinacionais deixaram seus povos na miséria: Gabão, Nigéria, Angola, Iraque e outros.

O sucesso da Noruega se deve ao fato de ter criado uma estatal para produzi-lo, usado o petróleo para desenvolver sua indústria, tecnologia, educação, saúde, além de nacionalizar a fabricação de plataformas, equipamentos de petróleo, etc. Quem vamos seguir?