Toda solidariedade a Deyvid Bacelar e demais companheiros presos em greve na Bahia!

Repressão

Recebemos na manhã desta terça-feira (3), com muita indignação, a notícia de que o presidente do Sindipetro Bahia e representante dos empregados no C.A da Petrobrás, Deyvid Bacelar, foi preso durante o exercício legítimo de greve na noite da última segunda-fera (2), adentrando a madrugada desta terça. O fato ocorreu na RLAM.

Segundo informes, de maneira articulada e programada os policiais provocaram uma cena e forjaram um desacato para levar Bacelar preso. Além dele, também foram presos o diretor da CUT-BA Agnaldo Cosme e Wandaick Costa, fotógrafo que acompanha a greve.

Para nós, do Sindipetro-LP, que sofremos recentemente com a ação truculenta da PM e prisão arbitrária de dois dirigentes, esses dois fatos lamentáveis não se tratam de casos isolados. Assim como ocorreu no Edisa Valongo, a ação absurda contra Bacelar foi executada sob orientação direta do gerente geral da unidade. Dessa forma, impossível não responsabilizar a companhia pela criminalização da luta. Uma luta justa, que não se trata somente de reajuste salarial, mas sim da defesa de direitos históricos e do caráter estatal e público da Petrobrás, a serviço da população brasileira.

Neste sentido, declaramos nosso total repúdio à prisão arbitrária e prestamos toda solidariedade aos companheiros presos por lutar. É preciso que todo o movimento sindical, não só petroleiro, mas de todo o país, se manifeste em solidariedade. Este não é um ataque somente aos companheiros ou à categoria petroleira, é um ataque ao conjunto da classe trabalhadora. Nossa resposta deve ser clara: mexeu com meu companheiro, mexeu comigo!

Na imagem, registro do momento da prisão.