Depoimento de uma petroleira em greve: “Estamos em uma luta muito justa”

ACT

Por Fabiola Calefi – Diretora do Sindipetro-LP

Os trabalhadores da PETROBRÁS, e eu sou uma entre os cerca dos 80 mil trabalhadores diretos e 300 mil indiretos, estão em greve nacional. Primeiro quero me dirigir aos meus amigos, familiares e sociedade em geral para dizer que estamos em uma luta muito justa.

Não concordamos com a demissão de mais de 120 mil terceirizados até agora, por causa do escândalo de corrupção envolvendo as empreiteiras. Achamos que as obras não devem parar, não concordamos com a venda da empresa para pagar uma dívida que deve ser quitada a longo prazo, acreditamos que a privatização da empresa não resolve o problema da corrupção, pois são justamente as empreiteiras que se envolvem com a corrupção.

Achamos que os políticos envolvidos nos escândalos, políticos do PT, PSDB, PMDB e qualquer outro partido, sejam presos e que seus bens sejam desapropriados e o dinheiro devolvido à sociedade e a Petrobrás, que os governos municipais, estaduais e o federal prestem conta da destinação dos royalties do petróleo, enfim… Rejeitamos o plano de desinvestimento que o presidente da empresa, o sr. Bendine, indicado por Dilma, quer aplicar em nós trabalhadores, nos oferecendo um reajuste abaixo da inflação e cortando direitos sociais historicamente conquistados.

Não merecemos pagar essa conta. Trabalhamos duro, estamos expostos a riscos químicos extremamente tóxicos e cancerígenos, assim como a acidentes gravíssimos para produzir a energia que move o país. Os empregados ricos da Companhia são os gerentes, esses sim merecem pagar pela crise pois além de não produzirem, ainda assediam os empregados.

A mídia vai falar mal da nossa greve e dizer que a falta de combustível e gás é nossa culpa. Mas a culpa é de Dilma e Bendine!

Todo apoio à greve dos petroleiros!