Celebrar a união e solidariedade de 2015, se preparar para as lutas que virão

Mensagem

Com o fim do ano se aproximando, aumenta nossa esperança de que dias melhores virão em 2016. Energias recarregadas, ano novo, vida nova. Talvez esse sentimento seja causado pela união da família, que estará mais próxima. As férias escolares e os feriados de Natal e Ano Novo trazem aquela oportunidade única de reunir os amigos e parentes mais próximos. Num mundo onde a carga de trabalho é extenuante, seja na produção, seja na carga horária trabalhada, momentos de lazer e confraternização são cada vez mais raros.

Nesta época aumenta também a cordialidade entre amigos e colegas de trabalho. O fato é que depositamos no futuro as mudanças que esperamos. Deixamos para trás um ano difícil, marcado pela crise política e econômica no Brasil, que só afeta uma fatia da sociedade, a grande classe trabalhadora. Classe essa que fez greves e mobilizações em defesa de direitos sociais, atacados pelo governo, e em busca de salários dignos, negados pela patronal, que culpa a desestabilidade no país para ajustar as contas, tirando de sua mão de obra para manter os lucros altos. A juventude também foi à luta, com o lindo exemplo dos estudantes do estado de São Paulo, que derrotaram a “reorganização escolar” de Alckmin.

A luta desenvolvida durante todo o ano de 2015, uma luta essencialmente contra a retirada de direitos, nos mostra o caminho: nossas vidas não mudarão magicamente ao final da contagem regressiva. A luta contra a privatização da Petrobrás continua, assim como nossa batalha pela valorização e fortalecimento da categoria petroleira.

Queremos o fim do desenvestimento e da terceirização, com a retomada de concursos na Petrobrás, repondo as saídas pelo PIDV e aumentando o efetivo, prejudicado toda vez que alguém sai de férias. Enfim, defendemos nada mais nada menos que nossa bandeira por uma Petrobrás 100% Estatal, a serviço do povo brasileiro.

A luta será grande e, provavelmente, ainda maior em 2016. Mas diferentemente de anos anteriores, para nossa satisfação, dessa vez temos uma categoria fortalecida e confiante para lutar. Ao longo de 23 dias, em uma greve histórica, guerreiros e guerreiras mostraram para a sociedade e para a empresa que os petroleiros não fogem à luta. Mais ainda, demonstraram que os sentimentos de união e solidariedade não eram valores esquecidos no passado. Em cada piquete, em cada atraso, corte de rendição, o que se viu foi ressurgir a família petroleira. Homens e mulheres, a juventude e a velha guarda de lutadores, juntos por um mesmo objetivo: defender a Petrobrás.

Ao terminar o ano podemos olhar para os lados e encontrar nos companheiros de labuta, aqueles que se dedicaram à causa dos trabalhadores, mesmo sob forte assédio das gerências, companheiros de luta, companheiros que se dedicam também à causa coletiva. Hoje sabemos quem são nossos adversários e aliados, o que nos coloca um passo a frente para o próximo ano.

Desejamos para toda categoria Feliz Natal e próspero Ano Novo, com a união das famílias, respeito e cordialidade com o próximo e com muita esperança no futuro. Que 2016 registre o início de uma era de vitórias e conquistas e que a vontade do povo seja a voz que conduzirá o país para um longo período de crescimento social, econômico e moral! Por fim, reproduzimos abaixo uma tradicional mensagem enviada anualmente pelo Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) aos associados.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo
Aos que não traem
Aos que não caguetam
Aos que não se vendem
Aos que não são oportunistas
Aos que não deixam de defender seus direitos
Aos que não desistem de lutar
Aos que não pelegam
Aos que não fazem maldades
Aos que não são egoístas
Aos que não poluem o ambiente
Aos que não deixaram de acreditar
Aos que ajudaram na luta em defesa da Petrobrás