Sindipetro-LP participa de Seminário de 20 anos do Benzeno

CNPBz

A Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) realiza em Brasília, no dia 3 de dezembro o Seminário 20 anos do Benzeno, que tem como objetivo avaliar os progressos desde a assinatura do acordo do benzeno e legislação sobre a proteção da saúde dos trabalhadores expostos. O seminário irá discutir formas de superar e avançar na resolução dos problemas causado pelo agente cancerígeno. (Veja o folder do evento).

O Sindipetro-LP terá representantes da diretoria no evento, participação importante para  os petroleiros, pois foi esta representatividade que garantiu neste ano, pela primeira vez desde início dos trabalhos da CNPBz, vistoria em plataformas do Sistema Petrobrás. Na ocasião, no dia 23 de setembro, Adaedson Costa, coordenador do Sindicato e membro da comissão, esteve com uma comitiva na plataforma de Mexilhão, embarcação que registra permanentemente emanação de Benzeno, embora a empresa negue esta situação.

O evento será no Centro Regional da Fundacentro, no Distrito Federal, das 8h30 às 13h. O encontro terá a participação de representantes dos trabalhadores, sindicalistas, empresários, profissionais de segurança e saúde do trabalhador, membros de CIPAS e GTBs.

O seminário terá Arline Sydneia Abel Arcuri, pela Fundacentro, representando a bancada do governo, Rita de Cassia Volponi Carvalho da Comissão Nacional das Indústrias (CNI), da bancada de empregadores e Antonio Felipe Goulart (CNQ/CUT), na bancada de trabalhadores.

Representantes do Ministério do Trabalho e Previdência, Petrobrás e petroleiros de toda parte do país também estarão no seminário, ampliando o debate sobre o tema extremamente relevante para a categoria, que trabalha envolta em atmosfera insalubre nas unidades da companhia.