Litoral Paulista define propostas com eixos de luta para o Congresso da FNP

O Congresso Regional do Sindipetro-LP, realizado no último sábado (4), definiu as propostas do Litoral Paulista que serão debatidas e votadas no Congresso Nacional da FNP, que acontece entre os dias 17 e 19 de julho. As resoluções aprovadas indicam o desejo da categoria em empreender um duro combate contra o desmonte da companhia, sem deixar de lado a luta pela manutenção e ampliação de benefícios do ACT.

Pelos debates realizados, os trabalhadores presentes demonstraram que a batalha em defesa da Petrobrás e dos direitos da categoria, com a conquista de um ACT digno, estão entrelaçadas e não podem ser separadas. Uma luta vitoriosa contra o desmonte da Petrobrás significa o fortalecimento da luta por direitos. Diante disso, é fundamental que as duas campanhas sejam conduzidas de maneira conjunta.Com a presença de 64 petroleiros, entre ativos, aposentados e pensionistas e companheiros da oposição ao Sindipetro Unificado SP, a atividade deste ano apresentou um ligeiro aumento no número de participantes em relação aos anos anteriores. Para a direção, mesmo que seja um crescimento modesto e ainda exista muito trabalho a ser feito, já indica uma resposta positiva da categoria ao primeiro mês da atual gestão, que vem tentando criar e estimular ferramentas que aproximem os trabalhadores do sindicato.Além disso, durante o período pré-congressual os petroleiros de base que não puderam comparecer tiveram a oportunidade de participar enviando sugestões para a campanha reivindicatória por e-mail. O Sindicato recebeu mais de cem contribuições, que permitiram ao Congresso fornecer a base para debates sintonizados com aquilo que está sendo discutido nas unidades.

Os participantes votaram duas propostas e a escolhida pela maioria definiu que a FNP apresente documento baseado no ACT vigente indicando cláusulas e parágrafos a serem incluídos, excluídos e/ou modificados, de acordo com os seguintes eixos: melhorias na renda direta e indireta (salário base, vantagens e benefícios); em defesa da segurança no emprego; em defesa da primeirização das atividades; por melhores condições de trabalho; por melhor segurança no trabalho; em defesa da liberdade sindical.

Também foram definidas proposta de ações sindicais e mobilização. Ficou evidente, pelas falas realizadas no auditório, a necessidade de se construir a unidade na luta dos 17 sindipetros. Diante disso, o Congresso por consenso sugere que a FNP encaminhe carta à FUP reivindicando uma campanha unificada em defesa da Petrobrás e de um ACT justo, com mesa única de negociação.

Confira todas as resoluções aprovadas no Congresso Regional.

Registro de atas e outras resoluçõesA Petrobrás tem a prática de não registrar ao longo das rodadas de negociação atas de reunião de cada negociação. O congresso colocou como proposta que a empresa passe a registrar estas negociações, caso contrário os Sindicatos solicitarão a mediação do Ministério Público do Trabalho para assegurar a legalidade do processo.

Os petroleiros do Litoral Paulista decidiram que irão propor que os 17 Sindicatos dos Petroleiros, (cinco da FNP e 12 da FUP), construam um comando nacional de mobillzação/greve.

Os congressistas também propuseram que outras entidades sejam convidadas para participarem das mobilizações e discussões dos petroleiros, com destaque para a OAB, Centrais Sindicais, Sindicatos de luta, ABI, UNE, Anel, Centros Acadêmicos, CNBB, ADUSP, Andes, Federação Espírita do Brasil, ONGs progressistas etc.

As propostas retiradas no regional do Sindipetro-LP passarão por votação no Congresso Nacional da FNP e só então integrarão as proposta do ACT deste ano.

O congresso ainda contou com a palestra do pesquisador Nazareno Godeiro, do Instituto Latino-Americano de Estudos Sócioeconômicos (Ilaese), que foi antecipada pelo lançamento de uma cartilha e vídeo que tratam da campanha de calúnias que existe contra a Petrobrás com a intenção de privatiza-la.

Nazareno falou sobre o plano de negócios e gestão 2015-2019, aprovado no início do mês pelo Conselho de Administração da companhia, que prevê venda de ativos e desinvestimento acima dos US$ 57 bilhões, o que inclui cortes com gastos administrativos, ou, em outras palavras, diminuição da mão de obra.

Eleição dos delegados e observadores do Congresso da FNPForam definidos em votação os 16 delegados e três observadores, que representarão o Litoral Paulista no Congresso Nacional da FNP.

DelegadosMarcelo Juvenal; Péricles de Andrade; Rafael Góes, Rivaldo Ramos; Marcelo Calorio; Fabíola Calefi; Fernando Duarte; Valdemar Barbosa; Fabio Mello; Edmilson Carmelito; Douglas Braga; Tiago Nicolini; José Viana; Fabio Farofa; Cesar Augusto; Maurício Moura.

ObservadoresDarci; Antônio Carlos Spósito; Caldeira.

SuplentesLucas e Orlando, sendo que a participação destes somente será formalizada caso haja impedimento e/ou desistência de um dos observadores.[gallery link="file" order="DESC" columns="2" orderby="ID"]