Heliponto de plataforma interditado pela Marinha recebe pintura e nova vistoria é esperada na quinta-feira

Continuam alguns vazamentos pelo piso do heliponto, que deve ser resolvido o mais rápido possível, pois também é item impeditivo para homologação.
As gerências negociaram a ida da Marinha para nova inspeção na próxima quinta-feira (19), quando se espera a resolução desta situação.
O Geplat retificou a informação passada sobre a proibição do helicóptero aeromédico pousar na plataforma. Assim, além da aeronave da Marinha, o serviço de emergência está autorizado a pousar em caso de sinistro.
Depois da vistoria da Marinha na quinta-feira e se homologado o heliponto, a gerência acompanhará os oficiais até o Rio de Janeiro, para tentar agilizar a liberação para as operações, uma vez que a autorização tem que ser concedida pela Anac, apoiada pelo parecer do órgão vistoriador.
Somente os serviços de baixo risco e complexidade estão sendo executados na plataforma, devido a restrição para desembarque. Enquanto isso, os trabalhadores aguardam na expectativa de terem o dia de seu desembarque confirmado.
Diferente do que havíamos informado anteriormente, a organização da UO-BS, que deveria ter avisado os petroleiros que iriam embarcar nesses dias da interdição do heliponto, não o fizeram, e até a última noite os trabalhadores não sabiam exatamente para onde iriam.
A diretoria do Sindipetro-LP continua acompanhando o caso, cobrando mais agilidade para que as condições de trabalho sejam seguras para os embarcados.

Nesta terça-feira (17), o heliponto da plataforma de Mexilhão foi pintado, faltando apenas uma marcação para orientação de pouso, chamada chevron, que deverá ser concluída nesta quarta. A pintura, apesar das condições climáticas favoráveis, como umidade, não seguiu as recomendações técnicas indicadas dadas a necessidade de retirar a interdição do heliponto e poderá ser refeita futuramente. Veja matéria sobre a interdição, clicando aqui.