Após greve de 11 dias, Volkswagen cancela demissões de 800 funcionários

A força do trabalhador mais uma vez se mostrou na união da categoria por um ideal. Após 11 dias de greve, os funcionários da Volkswagen de São Bernardo do Campo conseguiram reverter a decisão da multinacional de demitir 800 funcionários, notificados no dia 6 de janeiro, após o retorno dos trabalhadores de uma licença remunerada de 30 dias. Desde 2012 as fabricantes recebem do governo brasileiro incentivos tributários para o setor, por meio de desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Em troca dos incentivos, as empresas deveriam manter o nível de emprego. A fábrica voltará a funcionar na segunda-feira (19).
As lutas por direitos adquiridos, reajuste de salários, injustiças e em defesa da soberania de um país devem ser respeitadas e incentivadas, pois as forças governantes do país só houvem as demandas quando há um levante para mostrar para a população a realidade, esquecido entre tantos desmandos e denúncias publicadas e anunciadas pelos veículos de comunicação.
Embora as redes sociais sejam ferramentas importantes, que ajudam na disseminação de ideias e demandas, é nas ruas, com a união de forças, pautada em reivindicações concretas, baseadas na constituição e direitos humanos, que a população toma consciência da realidade e das afrontas sofridas individualmente, mas que atingem a todos.
Movimentos como esse elevam a estima dos trabalhadores, que têm mais uma vez um exemplo de que sem mobilização não há mudanças. Assim como os metalúrgicos, os petroleiros foram protagonistas de greves memoráveis e conquistas importantes não só para quem trabalha na Petrobrás, mas para todos os trabalhadores brasileiros.
Vivemos um momento importante na história da Petrobrás, do qual ou sairemos fortalecidos e vencedores, ou entregaremos ao capital as conquistas de toda uma nação em mais de 60 anos de trabalho, pesquisas, dedicação e contribuição não só financeira, mas também trabalhistas e sociais.
Recebemos dos trabalhadores da Volks neste início de ano um exemplo de coletividade e de persistência, que muito engrandece a força operária. Parabéns aos companheiros e que a luta continue!