Terceirizados: greve na RPBC reúne 5 mil e congestiona Cônego e Anchieta

Uma manifestação com cerca de 5 mil participantes, entre eles trabalhadores terceirizados que prestam serviços à Petrobras, em Cubatão (SP), bloqueou totalmente a Rodovia Cônego Domênico Rangoni nos dois sentidos, na altura do km 268. A manifestação também afeta o sentido São Paulo da Rodovia Anchieta.

Segundo a concessionária Ecovias, na Cônego Domênico Rangoni, sentido São Paulo, as filas iam do km 262 ao 268 por volta das 10h30. No sentido Guarujá, o tráfego estava congestionado do km 270 ao 268. Já a Anchieta estava congestionada do km 57 ao km 55, no sentido São Paulo.

Ainda em direção à capital paulista, um acidente envolvendo uma moto e um caminhão bloqueava às 10h30 duas faixas da pista marginal no km 18, e gerava lentidão desde o km 20 no trecho de planalto. Ainda de acordo com a Ecovias, viaturas da concessionária e da Polícia Militar Rodoviária estão trabalhando para a liberação da via.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (Sintracomos), o consórcio Tomé Technip recusou uma proposta patronal de 10% de correção salarial, vale-refeição de R$ 20 por dia, participação nos lucros ou resultados (PLR) de 1,3 salário e pagamento dos dias parados.

Segundo o sindicato, os trabalhadores reivindicam aumento real de 10% acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos 12 meses anteriores à data-base de maio, correspondente a 5,62%. O Sintracomos espera novas negociações e acordos após a paralisação.

Fonte: G1 Santos e Região