CNPBz, em Belo Horizonte, é marcado por mais discussões

Nos dias 26 a 28 de março, em Belo Horizonte  (BA), aconteceu mais uma reunião da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz). O Sindipetro-LP esteve presente através de seus diretores.
O encontro foi iniciado com a visita técnica a Usinimas, localizada em Ipatinga. Os trabalhadores que não participaram da visita, se reuniram no Sindipetro/MG para discutir as propostas tiradas na reunião da bancada dos trabalhadores, realizada em São Paulo, no último dia 07 de março. Como acontece em todos os encontros, foram apresentados vários problemas que acontecem em todo o sistema Petrobrás, o que demonstra que cada vez mais a gerência da estatal está orquestrando ações para prejudicar os GTBs e os avanços em relação a saúde ocupacional dos trabalhadores.
No dia 27 foi realizada reunião onde cada bancada alinhou informações e fez encaminhamentos para  plenária. O ponto alto das discussões foi a indignação, tanto da bancada do governo quanto dos  trabalhadores, em relação a portaria dos posto de gasolina., que visa regulamentar de trabalho dos frentistas nos postos de gasolina.
No decorrer dos últimos dois anos esse assunto foi debatido exaustivamente na subcomissão da CNPBz, o que levou à alguns denominadores comuns entre governo e trabalhadores. O que   acirrou a discussão foi o ataque constante por parte do patronal que vem tentando barrar  a portaria com o intuito mesquinho de protelar o assunto e assim colocar o  capital em detrimento á vida.
O Sindipetro marcou presença apresentando inúmeros problemas que  andam ocorrendo no Litoral Paulista. Além disso, cobrou as demandas apresentadas em outros encontros, principalmente a situação de ingerência da RPBC, plataformas e UTGCA. Outro ponto levantado foi o fortalecimento da CNPBz com a participação de Gtbista de terceirizadas  financiado pelos próprios sindicatos, a exemplos o Sindipetro-LP e SindConstrupolo -RS.
A pauta do dia continuou com a aprovação da ata de Brasília, informes sobre a visita, proposta de nova redação para a nota técnica DSSST 30/2004, proposta de pauta futuras a ser discutidas com a patronal sobre VRT de curta duração,novo IBE, valor de corte de 1% das correntes, GTB em plataforma e portaria de descadastramento voluntário.
No último dia, foram resumidos todos os debates da plenária. E o que foi tirado de tudo que foi discutidos nesse encontro foi a certeza que os empregadores através de seus representantes, não querem de forma alguma avançar nas melhorias necessárias para a saúde dos trabalhadores e muito menos pagar esta conta com lucros que obtêm com a depreciação da vida.

No último dia, foram resumidos todos os debates da plenária. E o que foi tirado de tudo que foi discutido foi a certeza que os empregadores através de seus representantes, não querem de forma alguma avançar nas melhorias necessárias para a saúde dos trabalhadores e muito menos pagar esta conta com lucros que obtêm com a depreciação da vida.