Multas da Receita à Petrobrás em 3 meses somam 8,7 bi de reais

A Petrobras recebeu cinco autuações da Receita Federal entre outubro de 2013 e janeiro deste ano que somam 8,769 bilhões de reais, conforme a estatal informou em prospecto preliminar enviado à Securities and Exchange Comission (SEC, o órgão regulador do mercado de capitais norte-americano) referente à emissão de bônus realizada na segunda-feira pela estatal.
Em todas as multas, a Petrobras informa que apresentou recursos, ainda estão pendentes de julgamento. Não foi provisionado nenhum valor referente às autuações, pois a companhia alega acreditar que "as chances de perdas são possíveis, mas não prováveis".
Na lista de autuações, a primeira, de outubro de 2013, refere-se à multa de 2,348 bilhões de reais pelo não pagamento de Imposto de Operações Financeiras (IOF) por empréstimos entre companhias envolvendo Petrobras International Finance Company (PifCo), Braspetro e Braspetro Oil Company (BOC) em 2009.
Em dezembro de 2013, houve mais duas autuações da Receita contra a estatal, sobre pagamentos pelo afretamento de plataformas em 2009, incluindo um montante de 2,347 bilhões de reais referente ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e outro, de 1,539 bilhão de reais, relacionado à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
Novo auto de infração ocorreu em janeiro deste ano, no valor de 1,093 bilhão de reais, sobre o não pagamento de IRRF e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) em 2009, derivados de lucros de subsidiárias no exterior.
Também em janeiro último, a Receita aplicou auto de infração à estatal no valor de 1,442 bilhão de reais sobre o não pagamento de contribuições para a seguridade social devidas sobre benefícios dados a empregados e remuneração paga a prestadores de serviços médicos dos funcionários entre janeiro de 2009 e dezembro de 2011.

A Petrobrás recebeu cinco autuações da Receita Federal entre outubro de 2013 e janeiro deste ano que somam 8,769 bilhões de reais, conforme a estatal informou em prospecto preliminar enviado à Securities and Exchange Comission (SEC, o órgão regulador do mercado de capitais norte-americano) referente à emissão de bônus realizada na segunda-feira pela estatal.

Em todas as multas, a Petrobrás informa que apresentou recursos, ainda estão pendentes de julgamento. Não foi provisionado nenhum valor referente às autuações, pois a companhia alega acreditar que "as chances de perdas são possíveis, mas não prováveis".

Fonte: Estadão Conteúdo