Acidentes expõem a precaridade do sistema Petrobrás

Em decorrência da busca desenfreada por recordes de produção, para suprir a demanda crescente do mercado, mais um acidente ocorreu no sistema Petrobrás.
Dessa vez, foi na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), onde no último sábado (04/01), um incêndio paralisou o processamento de combustíveis na unidade. Esse foi o quinto incidente de grande porte ocorrido nos últimos 40 dias.
Com a instalação do Procop, que só veio diminuir custos, cortar equipes e gastos com manutenção preventiva, a situação que era ruim ficou pior. O número de mortes e acidentes aumentou e casos como esses estão se tornando cada vez mais rotineiros. Tantos problemas só vêm demonstrando a precariedade da estatal e a necessidade de produzir a qualquer custo, mesmo que isso coloque em risco a vida dos trabalhadores.
Incêndio
No último dia 04 de janeiro, ocorreu um incêndio em seis bombas que levam produtos à unidade de coqueamento na refinaria, forçando a parada da unidade de coqueamento até que os equipamentos pudessem ser consertados. As chamas chegaram a mais de 20 m de altura, mas ninguém ficou ferido. A Reduc processa cerca de 242 mil barris por dia de petróleo, mais de 10% da capacidade de refino do país, a refinaria está entre as quatro maiores da Petrobrás e abastece boa parte da região Sudeste com gasolina, diesel e outros derivados. A estimativa, segundo amplamente divulgado na mídia é que a empresa perca R$ 500 mil por dia com a parada da unidade.

Incêndio

No último dia 04 de janeiro, ocorreu um incêndio em seis bombas que levam produtos à unidade de coqueamento na refinaria, forçando a parada até que os equipamentos pudessem ser consertados. As chamas chegaram a mais de 20 m de altura, mas ninguém ficou ferido. A Reduc processa cerca de 242 mil barris por dia de petróleo, mais de 10% da capacidade de refino do país, a refinaria está entre as quatro maiores da Petrobrás e abastece boa parte da região Sudeste com gasolina, diesel e outros derivados. A estimativa, segundo amplamente divulgado na mídia é que a empresa perca R$ 500 mil por dia com a parada da unidade.