FNP e Petrobrás realizam 2ª rodada de negociações semana que vem, nos dias 24 e 26

A Petrobrás confirmou para os dias 24 e 26 deste mês a segunda rodada de negociações do ACT 2013/2014. O agendamento das datas acontece poucos dias após a FNP ter cobrado do RH Corporativo, na última sexta-feira (13/09), uma contraproposta para os trabalhadores, visto que a pauta reivindicatória foi entregue há mais de um mês, em 8 de agosto.

Entretanto, ao contrário do que a FNP reivindicou, a companhia não irá apresentar sua proposta para todas as cláusulas (econômicas e sociais) do ACT. Segundo a empresa, serão apresentadas no dia 24, terça-feira, propostas para AMS, Benefícios Educacionais e Petros; e no dia 26, quinta-feira, serão apresentadas propostas para SMS, Regimes e Condições de Trabalho.

Dessa maneira, a Petrobrás segue uma dinâmica perniciosa de negociação que tem como principal característica fatiar a campanha em diversas partes. Primeiro, com a antecipação da inflação pelo IPCA e demora em negociar com os sindicatos; agora, apresentando um calendário de reuniões fragmentado.

Em seminário realizado com as oposições no último dia 14 de setembro, a FNP já definiu as palavras de ordem que devem mobilizar os trabalhadores petroleiros: "16,53 de aumento no salário base, sim! Leilão de Libra, não!". Este slogan sintetiza a batalha que a FNP, seus sindicatos e as oposições terão nos próximos dias: demonstrar aos trabalhadores a necessidade de que as duas batalhas se convertam em uma única luta, pois com leilão e privatização não há possibilidade de uma campanha reivindicatória, de fato, vitoriosa.

A conquista de bandeiras da categoria como aumento real no salário base, novo PCAC, fim da tabela congelada, AMS para os pais e 100% custeada pela Petrobrás, com o fim das perseguições e demissões políticas/arbitrárias passa, obrigatoriamente, pelo fortalecimento de uma empresa alinhada aos interesses da soberania nacional.