Petroleiros aprovam greve de 24h no Dia Nacional de Paralisações (30/08)

Os petroleiros do Sindipetro-LP aprovaram em assembleia realizada hoje (21/08) na sede e sub-sede de São Sebastião a  greve que será realizada no próximo dia 30 de agosto - Dia Nacional de Paralisação.
Os petroleiros presentes, de imediato, aceitaram fazer o movimento, o que foi debatido foi a forma como seria feito. Foram votadas duas formas: greve de 24 horas ou atrasos de duas horas. Diante disso, a greve recebeu a maioria dos votos.
Além disso, foram aprovados por unanimidade na sede, em Santos, outros itens: referendar a pauta de reivindicações do ACT 2013/2014; autorizar o Sindicato e a FNP a negociar o ACT 2013/2014 com o Sistema Petrobrás; preparar mecanismos de mobilizações durante a campanha; e, por fim, aprovar Assembleia Permanente e Estado de Greve.
Na sub-sede, em São Sebastião, em decorrência dos horários diferenciados (para poder atender os trabalhadores da UTGCA), todos os itens também foram aprovados em sua totalidade.
No segundo horário da assembleia, foi votado cada item da pauta e o primeiro - que tratava da pauta de reivindicações- teve 19 votos a favor e duas abstenções. Os demais itens foram aprovados por todos os trabalhadores.

Os petroleiros do Sindipetro-LP aprovaram em assembleia realizada nesta quarta-feira (21/08), na sede (Santos) e sub-sede (São Sebastião), a adesão ao Dia Nacional de Paralisações, que acontece no próximo dia 30 de agosto em todo o país.

Os companheiros, de imediato, aceitaram aderir ao movimento. Restou então, ao longo da assembleia, debater e definir a forma de mobilização a ser realizada. Foram votadas duas opções:  greve de 24 horas ou atrasos de duas horas. A primeira opção, paralisação total das atividades, recebeu a maioria dos votos. Por compreender movimento grevista, a votação deste ponto teve a participação apenas dos petroleiros da ativa.

Os demais itens, que seriam deliberados por toda a categoria (ativos, aposentados e pensionistas), foram aprovados por unanimidade na sede, em Santos, sendo eles: referendar a pauta de reivindicações do ACT 2013/2014; autorizar o Sindicato e a FNP a negociarem o ACT 2013/2014 com o Sistema Petrobrás; preparar mecanismos de mobilizações durante a campanha; e, por fim, aprovar Assembleia Permanente e Estado de Greve.

Na sub-sede, em São Sebastião, onde a votação aconteceu em dois horários (ao mesmo tempo em que Santos) e, logo depois, um pouco mais tarde, para atender os trabalhadores da UTGCA, os itens também foram aprovados em sua totalidade. Em apenas um item votado a aprovação não foi por unanimidade. Isso porque na votação realizada pelos companheiros da UTGCA o primeiro item, que tratava da pauta de reivindicações, teve 19 votos a favor e duas abstenções.

A mobilização de 30 de agosto é chamada por todas as centrais sindicais e também pela FNP, cujos sindicatos estão engajados em transformar a data em uma pontapé do ACT, somado à luta contra o leilão do pré-sal do campo de Libra. Além disso, a greve é encarada - tanto na região quanto nacionalmente - como uma continuidade da vitoriosa paralisação nacional de 11 de julho. O objetivo central é pressionar governos e patrões a atenderem as reivindicações dos trabalhadores.