Reunião entre sindicatos da região organiza greves e atos para o dia 11

Sindicatos, movimentos sociais e entidades estudantis se reuniram na última quarta-feira (03/07), no campus da Unifesp Baixada Santista, para debater e articular na região o 11 de julho - dia de greves, paralisações e manifestações de rua construído por todas as centrais sindicais do país. A data está sendo discutida nacionalmente por diversas organizações e promete parar importantes categorias em todo o Brasil.

Estiveram presentes no encontro, realizado no final da tarde, integrantes do Comitê pelo Fim dos Leilões do Petróleo; Sindipetro-LP, Sindipetro-AL/SE, Sindicato dos Metalúrgicos; Sindicato dos Bancários; Sinsprev; Sindaport; Federação Nacional dos Petroleiros; CSP-Conlutas; INTERSINDICAL, ASS, DCE da Unifesp; Adunifesp/Andes; Anel; Centro dos Estudantes de Santos (CES); Consulta Popular e ENESSO UNIFESP BS.

As organizações e entidades ressaltaram a importância do dia 11 de julho, ainda mais num período em que o país está sendo sacudido nas últimas semanas por grandes manifestações de rua. O povo está indo às ruas, com a juventude à frente, para cobrar dos nossos governantes soluções para as mazelas que afligem a vida de todos: além do transporte, saúde, educação, moradia, inflação, violência policial, corrupção, desmandos dos políticos, entre muitas outras.

A classe trabalhadora brasileira precisa ocupar o seu lugar nesta luta, entrar nela com todas as suas forças, de forma organizada, e em defesa de suas reivindicações. Somos parte e apoiamos as manifestações que estão nas ruas, apoiamos suas bandeiras. Precisamos com nossa ação fortalecer esse processo de lutas e agregar às bandeiras das ruas as reivindicações da nossa classe.

Na Baixada Santista, o desafio é a construção da mais ampla unidade entre os sindicatos, movimentos sociais e movimentos estudantis, tendo como objetivo a realização de um forte dia de luta. Neste sentido, as organizações presentes consideraram muito positiva a informação de que os companheiros que constroem o MPL (Movimento Passe Livre) na região irão se somar às atividades do dia 11.

Na reunião, definiu-se por concentrar esforços no polo industrial de Cubatão, pelo seu peso econômico e operário, bem com em Santos, em razão da importância política e social da cidade.

Atos unificados de todos os movimentos no dia 11, pela manhã em Cubatão e à tarde na cidade de Santos, ficou como uma sugestão a ser debatida entre o conjunto das organizações da região.

As entidades presentes marcaram uma nova reunião de organização, segunda-feira (8), às 18h, na sede do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, em Santos. Todos os sindicatos, movimentos sociais e estudantis estão convidados.

Renovamos ainda o convite na Baixada Santista a todas as Centrais Sindicais - INTERSINDICAL, CTB, CGTB, UGT, CUT, FORÇA SINDICAL, NCST, CSB E CSP-CONLUTAS.

Definiu-se pela adesão à pauta nacional proposta pelas centrais sindicais. O que não impede que cada entidade acrescente sua bandeiras específicas.

- Reduzir o preço e melhorar a qualidade dos transportes coletivos;- Mais investimentos na saúde e educação públicas;- Fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias;- Redução da jornada de trabalho, sem redução de salários;- Fim dos leilões das reservas de petróleo;- Contra o PL 4330, da terceirização;- Reforma Agrária