Após greve, metalúrgicos da Volvo conquistam maior PLR do Brasil

Enquanto a Petrobrás reduz em 50% o valor de PLR pago aos petroleiros, empresas de outras categorias - com lucro e investimentos bem menores comparados à maior empresa do país - estão mostrando de que pressionadas podem, sim, avançar em uma proposta que atenda as reivindicações dos trabalhadores.

Após três dias de greve, os metalúrgicos da fábrica da Volvo, em Curitiba, arrancaram uma vitoriosa proposta de acordo salarial de 2013. O pacote engloba R$ 30 mil de Participação nos Lucros e Resultados para 100% das metas, vale-mercado de R$ 350,00 e aumento salarial com base na reposição da inflação mais aumento real de 3,5% para setembro. Em relação a 2012 foi registrado evolução de 20% na PLR e de 41% no vale mercado.

Além disso, a direção da Volvo também se comprometeu em discutir o problema da terceirização, excesso de horas extras, garantia de estabilidade para os dirigentes sindicais e assumiu 50% das horas paradas da greve. A outra metade será direcionada para o banco de horas.

A fábrica da Volvo emprega 3 mil trabalhadores no chão de fábrica e 1.200 no setor administrativo. A unidade produz diariamente 43 caminhões pesados, 74 caminhões leves e 9 ônibus. A montadora abastece o mercado interno e também Chile, Uruguai, Paraguai, México e outros países.

Com informações de Jornal do Oeste