Petrobrás bloqueia acesso a site que FNP e Sindipetro-LP publicam vídeos

Na manhã desta sexta-feira (26/04), a FNP foi surpreendida com um fato, no mínimo, estranho: o site em que a federação e seus sindicatos publicam os vídeos produzidos para e sobre a categoria está bloqueado.

Como já é de conhecimento de todos os empregados, o site mais popular de compartilhamento de vídeos, o Youtube, é bloqueado nas unidades da Petrobrás. Neste caso, a empresa pode alegar que a censura se deve ao fato do site hospedar os mais variados tipos de conteúdo - desde episódios de novela, filmes, jogos de futebol, etc. Ou seja, vídeos que poderiam atrapalhar a rotina de trabalho dos empregados.

No entanto, o site em que a FNP hospeda os seus vídeos (vimeo.com) tem um caráter completamente diferente: os vídeos compartilhados neste endereço são produções próprias, de caráter informativo ou documental.

Além disso, está claro que a empresa tem conhecimento de que os nossos sindicatos utilizam este site para se comunicar com a categoria. A decisão de bloquear um site utilizado pelo movimento sindical como instrumento de informação não deve ser encarada como uma medida meramente técnica.

Neste sentido, cobraremos da companhia uma resposta imediata para o ocorrido e, neste meio tempo, buscaremos uma solução provisória para manter esse importante canal de comunicação com a categoria.