RPBC: categoria prossegue atrasos contra redução do quadro mínimo

A chuva mais uma vez castigou Cubatão nesta terça-feira (26/02), mas nem por isso os petroleiros do turno deixaram de realizar os atrasos de uma hora na RPBC contra a redução do quadro mínimo, realizada pela companhia às 7h da última segunda-feira (25/02).

Diante da intransigência da companhia, os trabalhadores iniciaram ontem (25/02) os atrasos e não há previsão de termino enquanto a empresa não sinalizar um recuo nesta decisão. Todos os grupos de turno estão cruzando os braços por uma hora para demonstrar sua indignação diante de uma medida unilateral, que traz insegurança aos trabalhadores. Caso a empresa mantenha esta decisão, as mobilizações serão intensificadas e ampliadas.

InsegurançaEnquanto os trabalhadores se mobilizam por um ambiente mais seguro de trabalho, a empresa lança mão de uma série de atitudes que vão na contramão de todas as suas diretrizes de segurança. Desde ontem, helicópteros estão pousando na área de estacionamento do CAD sem qualquer segurança. Além do espaço reduzido que está sendo utilizado, pois fica em uma área gramada pequena entre dois prédios do ADM, as proximidades são ocupadas por diversos ônibus que transportam os trabalhadores. Isso sem falar nas redes elétricas de alta tensão que circundam a região.

Não demorou muito para que esta irregularidade causasse revolta entre os trabalhadores. Na seção de comentários do site oficial do Sindicato, um petroleiro opinou. "Sem licença para ter um heliponto, sem sinalização adequada de segurança, em local de risco de acidente aéreo, o Gerente Geral e o Gerente de SMS autorizam ilegalmente e de forma irresponsável uma aeronave pousar no estacionamento da RPBC ferindo, além da legislação aeronáutica, o alvará da Prefeitura de Cubatão e causa um novo caos na saída do ADM, forçando os trabalhadores a andarem entre os ônibus e respirarem gases de exaustão e mais uma vez atrasar os trabalhadores para voltar para casa...".

O Sindipetro-LP, que continua mobilizado por um ambiente seguro de trabalho, aguarda da companhia uma explicação consistente para mais um fato que coloca em risco a segurança da unidade e dos trabalhadores. Abaixo, veja fotos do atraso realizado nesta terça, às 15h, e do helicóptero pousando na refinaria.

[gallery link="file" order="DESC" orderby="ID"]