Nota do Sindipetro-RN sobre participação na Plenária da FNP

Lamentamos informar que em virtude da indisponibilidade e alto custo de passagens aéreas para este período, o SINDIPETRO-RN não participará desta plenária, convocada em 14.12.2012, pela FNP.

Mesmo ausente, o SINDIPETRO-RN conclama os companheiros e companheiras desta conceituada Federação que reflitam, levem em consideração e viabilizem em suas bases os encaminhamentos já aprovados pelos 12 sindicatos de petroleiras e petroleiros, filiados a FUP - Federação Única dos Petroleiros, definidos em Conselho Deliberativo, realizado em 19.12.2012.

O CD - Conselho Deliberativo da FUP definiu que no período de 10 a 27 de janeiro/2013, sejam realizadas novas assembleias deliberativas propondo e pondo em prática manifestações, atrasos, suspenção de troca de turnos, não emissão de Permissões para o Trabalho, piquete de convencimentos, greve de advertência de 24 horas no dia 28.01.2013 e ao mesmo tempo, preparar a categoria para Greve por Tempo Indeterminado a ser deflagrada nos primeiros dias do mês de fevereiro/13.

Lembramos que na primeira quinzena de fevereiro de 2013, a Petrobras reunirá seu Conselho Deliberativo, ocasião em que aprovará o Balanço 2012, a destinação de seus recursos, inclusive os valores dos dividendos a ser pago aos acionistas e as petroleiras e petroleiros. A decisão que sair desta reunião do CA será referendada pela Assembleia de Acionistas em março/13.

Em 20.12.12, logo após as deliberações do CD, a FUP comunicou à Petrobrás a rejeição do adiantamento da PLR 2012 e cobrou o início imediato da negociação do montante total do lucro que será provisionado para os trabalhadores e trabalhadoras. A Federação também enviou documento ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) solicitando reunião para discutir os critérios e parâmetros para negociação de metas para o pagamento da PLR dos trabalhadores do Sistema Petrobrás.

Vale salientar que na primeira quinzena de dezembro de 2012, os 12 sindicatos filiados a FUP, ao realizarem assembleias rejeitando o adiantamento da PLR 2012, definiram lutar prioritariamente pela PLR Máxima e Linear e pelo Regramento da PLR Futura, inclusive realizando em todo o país no dia 17 de dezembro, paralisações e atrasos na entrada do expediente para alertar a empresa a negociar com o movimento sindical os valores integrais da PLR, ao contrário do que tem feito nos últimos anos, quando a Petrobrás definiu de forma unilateral o provisionamento da PLR dos trabalhadores, sem regras ou critérios que atendas às reivindicações da categoria.

No dia 30 de janeiro/13, os 12 sindicatos filiados a FUP voltarão a se reunir em novo Conselho Deliberativo para avaliar os resultados das assembleias e das mobilizações e interlocuções com a empresa e o governo, bem como definir a data da greve por tempo indeterminado, caso não haja avanços nas negociações. Portanto a hora é a de preparar a Greve por Tempo Indeterminado em fevereiro/13.

Em virtude de encaminhamentos completamente diferentes entre as duas Federações, propomos a formação de uma pequena comissão com o intuito de aproximar os encaminhamentos e convida a FNP a participar do Conselho Deliberativo da FUP que será realizado em 30.01.13.

Natal, 07 de janeiro de 2013.