ACT 2012: Sindicato realiza assembleia hoje

O Sindipetro-LP realiza hoje assembleia sobre o ACT 2012 , às 18h (1ª chamada) e/ou às 18h30 ( 2ª chamada), na sede, em Santos; e às 17h (1ª chamada) e/ou às 17h30 (2ª chamada), na sub-sede, em São Sebastião.

Zero de aumento real no salário básico, discriminação contra os aposentados e pensionistas com a manutenção da tabela congelada e continuidade da política de desvalorização salarial dos ativos, com nenhum avanço no PCAC. Este é o resumo da proposta enviada pela Petrobrás à FNP.

Para pressionar a categoria a aprovar a proposta, a empresa mais uma vez lança mão da velha tática de abonos e remuneração variável. No salário básico, o reajuste é apenas a correção da inflação pelo IPCA (5,24%). Já na RMNR, o reajuste oferecido é de 8,16%, sendo que os funcionários antigos ganham menos que os novos, com um índice que varia entre 7,43 e 8,16%. E, para fechar, a empresa propõe uma gratificação contingente de R$ 7.200 ou 1.05 remunerações normais (o que for maior), sendo que a antecipação dada na campanha de PLR será descontada.

Com base nessa proposta, cujo índice de aumento é inferior a de várias categorias, a FNP e seus sin-dicatos indicam a rejeição da proposta apresentada pela companhia. Aprovar este acordo significará, mais uma vez, ajudar a empresa em seu objetivo de fragmentar a categoria, criando um abismo entre ativos e aposentados/pensionistas.

Temos absoluta certeza de que a companhia tem plenas condições de avançar nos valores oferecidos, colocando na mesa de negociação uma proposta que atenda a pauta reivindicatória da categoria. Só com lutas há conquistas.