FNP entrega pauta dos trabalhadores do Sistema Petrobrás para Gerência de RH

Os sindipetros da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) iniciaram oficialmente nesta quinta-feira (16), a Campanha Reivindicatória 2012-2013, com ato na porta do Edifício Sede da Petrobrás (Edise). No mesmo momento, representantes das entidades entregaram a pauta histórica da categoria, com 208 cláusulas, ao RH da Petrobrás. Os dirigentes sindicais também levaram ao RH a proposta de realização da primeira reunião de negociação do ACT no dia 23, quinta-feira.

As assembléias de avaliação e aprovação da pauta terminaram na quarta (15) em todas as bases do Sindipetro-RJ e nos sindicatos da Federação. Na sexta-feira (24), às 9h, na sede do Sindipetro-RJ (avenida Passos, 34), dirigentes sindicais petroleiros participam de um seminário nacional de estratégias de negociação e organização de mobilizações e paralisações. Também estará em avaliação a proposta de greve nacional unificada e realização do Seminário de Qualificação da Greve. No mesmo dia, a partir de 17h, no auditório do segundo andar, será a vez da categoria debater em plenária as sugestões de encaminhamento apontadas pelas diretorias dos sindipetros filiados à FNP.

A realização do seminário e da plenária é mais uma tentativa da FNP de construção de um calendário de lutas unificado, com a integração dos sindipetros de todo o país, na busca por um ACT que atenda as reivindicações dos trabalhadores. Por isso, estão sendo convidados todos os sindipetros, federações e associações, além da FUP.

Entre os diversos eixos na Campanha Reivindicatória estão o aumento real no salário base, reposição da inflação pelo maior índice, correção das distorções da aplicação da RMNR desde 2007, periculosidade pra valer, avanço de nível e aceleração da carreira para todos, novo Plano de Cargos e Salários, pela desrepactuação e Plano Petros BD para todos, AMS 100% paga pela Petrobrás, com inclusão dos pais, combate ao assédio moral e sexual e a terceirização.

Conforme a proposta aprovada durante o Congresso da FNP, realizado de 27 e 29 de julho, em São José dos Campos, entre os dias 24 e 27 de agosto (sexta-feira e segunda-feira), a Federação fará contatos com centrais e federações de outras categorias profissionais para construção de um calendário comum de lutas. Neste mesmo congresso foi eleita a nova direção da entidade, que agora representa os Sindicatos dos Petroleiros do Rio de Janeiro, Litoral Paulista, São José dos Campos, Sergipe-Alagoas e PA/AM/MA/AP.

Fonte: Jornal Surgente

Foto: Samuel Tosta / Agência Petroleira de Notícias