Com homenagem ao petroleiro Krappa, luta contra exposição ao Benzeno ganha dia nacional

Durante a última reunião da Comissão Nacional Permanente de Benzeno (CNPbz), realizada em São Paulo entre os dias 4 e 6 de julho, a categoria petroleira deu um importante passo no combate à exposição à substância com a criação do Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno. Com a decisão, o dia 5 de outubro funcionará como uma homenagem ao operador da RPBC Roberto Krappa, que faleceu no mesmo dia, em 2004, por leucemia mieloide aguda.

Roberto Krappa trabalhou durante onze anos na refinaria sem saber que, aos poucos, seu organismo estava sendo contaminado por uma substância altamente cancerígena. Silenciosa, a doença o separou da esposa e de seus dois filhos num intervalo de apenas 22 dias. Sua história se tornou o símbolo da categoria na luta contra a postura negligente da Petrobrás em relação aos petroleiros contaminados por benzeno.

Enquanto a companhia não cumprir o Acordo Nacional do Benzeno e continuar tentando modificá-lo, afirmando que existe tolerância à substância mesmo quando a legislação diz o contrário, os trabalhadores que ajudam a construir a riqueza da maior empresa do País continuarão correndo perigo mortal. O conceito quantitativo que a Petrobrás tanto quer impor não existe. Diante disso, cabe ao movimento sindical e aos trabalhadores lutar contra mais um ataque patronal.