FNP discute AMS com Petrobrás em comissão de acompanhamento de ACT

Os Sindicatos da FNP (São José dos Campos, Alagoas/Sergipe, Litoral Paulista, Pará/Amapá/Amazonas/ Maranhão), o Sindipetro-RJ e a ASPECE - Associação dos Petroleiros do Ceará participaram no dia 14 de junho de reunião de AMS com a empresa.

Nessa reunião, foram discutidos vários pontos na intenção de cobrar melhoria no nosso atendimento na Assistência Médica Suplementar. Nós ressaltamos para a empresa que não abrimos mão dessa assistência médica, que é nosso direito e de responsabilidade da empresa. Não aceitamos a terceirização desse serviço. Assim, cobramos mais informações e treinamento dos envolvidos no processo para que o atendimento seja sempre melhorado.

Estamos sempre dispostos a nos reunir e debater dando sugestões e apresentando as demandas dos trabalhadores ativos, aposentados e pensinistas, pois é de suma importância a manutenção desse direito.

Dentre os pontos discutidos, temos:

· A demanda do empregado Luckese, trabalhador anistiado e aposentado por invalidez que sofreu AVC e precisa de atendimento médico. A empresa aguarda posicionamento do INNS para que o mesmo tenha condições de trabalho para aquisição do direito à AMS. Contudo, nós entendemos que só a questão anistia já restabelece os direitos dele. Aguardamos posição favorável.

· Sobre a AMS para o pessoal da BR Distribuidora, a empresa informou que manterá a AMS para todos os empregados nos mesmos moldes da Petrobras, em que o gerenciamento é por empregados próprios da BR Distribuidora. Na parte operacional, haverá suporte de empregados contratados para dar suporte a administração do atendimento e do plano, apenas contratando terceirizados para suporte.

· Com relação ao atraso nos Pagamentos dos médicos prestadores de serviço, a empresa disse que o atraso ocorre, normalmente, por falta de dados ou preenchimento incorreto das guias para informação do atendimento e dos pagamentos.

· Quanto às Instituições de Longa Permanência, conforme prescreve o ACT em sua cláusula 80, a empresa ainda continua na fase de estudos, pois, segundo a empresa, trata-se de serviço complexo e não há ainda estudos sobre empresas que fornecem esses serviços.

· Sobre credenciamentos e descredenciamentos, solicitamos menos burocracia no credenciamento. A empresa mencionou que faz estudos e seleção para incluir no convênio bons médicos para não haver queda na qualidade. Quanto aos descredenciamentos, a empresa sugeriu que façamos questionamentos junto a esses profissionais para saber o porquê do descontentamento, pois, segundo a empresa, o convênio AMS da Petrobras é o que melhor paga em relação aos demais convênios. A empresa ficou de nos repassar uma tabela para fazermos um paralelo sobre esses pagamentos e, inclusive, ressaltou as palestras que estão fazendo nas unidades e nos Sindicatos para informar o usuário do plano AMS. Cobramos também a ampliação da livre escolha.

· Quanto ao PASA, esse procedimento ainda não mudou. A empresa está avaliando propor melhoria, já que se trata de procedimento de exames periódicos dos aposentados. A empresa ficou de apresentar mais informações na próxima reunião.· Referente ao beneficio Farmácia, há um rol de medicamentos incluídos nesse beneficio. A empresa colocou que qualquer outra necessidade deve ser discutida para avaliar implantação.

A empresa atualizou a cartilha de procedimento da AMS para informar melhor e enviará para todos os assistidos.

Fonte: Sindipetro-SJC