Petrobrás confirma mais um vazamento na costa do Rio

Em nota, a Petrobrás confirmou que foi identificado um vazamento de gotículas de óleo no Campo de Roncador, no norte do Estado do Rio. O vazamento, que horas antes havia sido divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi constatado no domingo à tarde, durante uma inspeção submarina realizada por veículos operados por controle remoto, e foi informado à ANP em seguida.

Nem Petrobrás nem ANP estimaram o volume de óleo que teria vazado. Segundo as duas fontes, não foi localizada nenhuma mancha de óleo na superfície do mar e uma amostra das gotículas de óleo foi coletada para análise e identificação de sua origem. O resultado da perícia deve demorar 48 horas.

O Campo de Roncador fica a 120 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Essas gotículas foram encontradas a cerca de 500 metros do limite do Roncador com o Campo do Frade, que é operado pela norte-americana Chevron e em novembro de 2011 foi palco do vazamento de 2.400 barris de petróleo. O acidente gerou um pedido de indenização de R$20 bilhões à Chevron, apresentado pelo Ministério Público Federal.

Em 4 de março foi constatado outro vazamento no mesmo Campo do Frade, que também pode gerar punições à Chevron. (Agência Estado)

Fonte: A Tribuna