Comitê Contra o Aumento da Passagem arranca audiência pública

A população santista começou o ano de 2012 com o pé esquerdo. E indignada. Em janeiro, foi anunciado o aumento do preço das passagens de ônibus, que passou por um reajuste e foi de R$2,65 para R$ 2,90. Para tentar reverter este quadro, o Comitê Contra o Aumento da Passagem permanece na luta e participará de uma audiência na próxima terça-feira, 27/03. A audiência pública fazia parte das reivindicações à Prefeitura e representa uma vitória importante da população, pois mostra que ela foi às ruas e se mobilizou.

De acordo com a Prefeitura e a Viação Piracicabana, o acréscimo se deve ao aumento dos gastos com a folha de pagamento, combustível e benefícios dos funcionários das permissionárias. Além disso, a Piracicabana incorporou 140 novos veículos ao sistema para substituir os carros antigos e tenta usar esse investimento - insuficiente - como justificativa.

O Comitê já realizou protestos para combater o reajuste no fim de janeiro e no começo de fevereiro. Com faixas, bandeiras e cartazes, os manifestantes se reuniram nos dias 21/01 na Praça Mauá e 02/02 no Terminal do Valongo.

O Comitê exige que haja uma anulação imediata do aumento da tarifa - que corresponde a um acréscimo de 8% -, com congelamento no valor anterior. Os manifestantes afirmam que é dever da Prefeitura e da Piracicabana encarar o transporte como um direito de toda a população e não como uma fonte de lucro para empresas que não dão satisfações de suas contas.

O Sindipetro-LP é uma das entidades que apóiam o Comitê Contra o Aumento da Passagem.

Assista ao vídeo: