Fiocruz, USP e Unesp convocam petroleiros para responderem pesquisas sobre Covid-19 no trabalho

Atenção trabalhador da ativa

Os petroleiros da ativa, do litoral paulista e de todo o Brasil, estão sendo convocados para participarem de duas pesquisas de grandes nomes da ciência no Brasil, encabeçadas pela Unesp, USP e Fiocruz, com o apoio do Sindipetro-LP e Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), que visam ajudar no combate ao coronavírus no trabalho. A participação da categoria é muito importante para que medidas mais efetivas, voltadas para os trabalhadores de casa área industrial, possam ser criadas a partir dos resultados obtidos.

Pesquisa da Unesp/USP
O projeto de pesquisa intitulado “Covid-19 como doença relacionada ao trabalho” é feito pela Unesp-Botucatu, FSP-USP e ASAS. A iniciativa tem como objetivos gerais dar visibilidade às atividades de trabalho como fontes de infecção e adoecimento pelo SARS-CoV-2 e obter informações que ofereçam subsídios para os sindicatos planejarem ações que possam auxiliar na prevenção da doença e minimizar suas consequências clínicas e sociais.

O Projeto, que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Estadual Paulista (UNESP), terá duas etapas: a primeira, de coleta de informações por meio de um formulário que deverá ser respondido pelos trabalhadores que exercem ou exerceram atividades laborais presencialmente durante a pandemia e a segunda, de análise de algumas questões relacionadas à Covid-19 e ao trabalho, por meio de entrevistas feitas por telefone.

O intuito é produzir um dossiê sobre a doença nas diversas atividades de trabalho, por meio de informações e percepções de pessoas que trabalharam e trabalham durante a pandemia fora de domicílio ou dentro de suas casas em companhia de colegas.

Participe acessando o link

Em caso de dúvida basta enviar um email para: dossiecovid@gmail.com.

Fiocruz
A FNP está em parceria com a Fiocruz e a Escola Nacional de Saúde Pública na divulgação do questionário digital sobre exposição ao SARS-CoV-2 em suas bases. O objetivo é obter respostas para a melhoria da condição de saúde e de vida no trabalho.

Inicialmente, o questionário destina-se a todos os trabalhadores que estejam atuando de forma presencial ou remota no enfrentamento da pandemia da Covid-19, em especial os petroleiros, trabalhadores de frigoríficos e saneamento.

Para responder ao questionário, basta acessar o link:

Qualquer dúvida/dificuldade para preencher o formulário entre em contato com a Rede pelo e-mail: rede.covidbrasil@gmail.com.